Vitamina D

Vitamina D é um termo usado para denominar um grupo importante de moléculas orgânicas que estão relacionadas, principalmente, com a manutenção do tecido ósseo.

Vitamina D é um termo usado para definir um grupo de moléculas secosteroides (um tipo de esteroide). As formas mais conhecidas de vitamina D são o colecalciferol, que é produzido na pele, e o ergocalciferol, o qual é obtido nos alimentos de origem vegetal.

  • Qual é a função da vitamina D?

A vitamina D apresenta como principal função a regulação osteomineral, isto é, o desenvolvimento e na manutenção do tecido ósseo e dos níveis normais de cálcio e fósforo. Além disso, ela está relacionada também com outros processos, tais como a síntese de antibióticos naturais, modulação do sistema imune, secreção hormonal, controle da pressão arterial, processo de multiplicação e diferenciação celular, além de proteção contra o câncer (papel antiocongênico).

  • O que os níveis baixos de vitamina D podem causar?

Os níveis de vitamina D na população normalmente estão baixos. No Brasil, por exemplo, estima-se que 60% dos adolescentes estejam com níveis abaixo do recomendado. Isso também é observado em adultos jovens, pois, 40% a 58% desses indivíduos apresentam níveis baixos de vitamina D. Os idosos possuem taxas entre 42% a 83%.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essas baixas representam um grave problema de saúde, uma vez que a falta de vitamina D pode desencadear diversos problemas. Estudos relacionam essa deficiência com o desenvolvimento de diabetes melito, obesidade e hipertensão. Além disso, uma falta prolongada de vitamina D está relacionada também com o surgimento de raquitismo em crianças e osteomalacia em adultos, dois problemas causados por defeitos na mineralização óssea.

  • Onde a vitamina D é encontrada?

A vitamina D pode ser adquirida por meio da alimentação, entretanto, 80% a 90% da nossa necessidade dessa vitamina é suprida pela síntese endógena. Essa síntese inicia-se nas camadas profundas da epiderme, onde se encontra uma substância precursora. Para que esse processo inicie-se, é necessário que o indivíduo exponha-se à luz solar, mais especificamente à radiação ultravioleta B.

Como dito, parte da vitamina D deve ser obtida pela alimentação. As fontes naturais dessa vitamina são o óleo de peixe, cogumelos shiitake, gema de ovo e peixes que apresentam alto teor de gordura.

A vitamina D é produzida em grande parte pelo nosso organismo

A vitamina D é produzida em grande parte pelo nosso organismo

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

As vitaminas

Clique aqui e conheça algumas vitaminas, onde são encontradas e o que sua falta pode ocasionar em nosso organismo.

Atuação da Vitamina C como agente redutor

Saiba mais sobre a atuação da vitamina C como agente redutor quando o suco de laranja impede que uma maçã escureça em contato com o ar.

Importância do uso do protetor solar

Clique aqui para entender a importância do uso do protetor solar. Neste texto abordaremos as principais consequências da exposição inadequada ao sol, ou seja, os problemas que podem ser evitados com o uso do protetor solar. Além disso, informaremos como os protetores solares devem ser utilizados.

Solubilidade das vitaminas

Conheça as vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis.

Vitamina A

Saiba mais sobre a vitamina A, uma vitamina lipossolúvel que pode ser encontrada em alimentos de origem animal e vegetal.

Vitamina C

Saiba mais a respeito da vitamina C, uma vitamina hidrossolúvel encontrada em frutos cítricos e que previne o escorbuto.

Vitamina E

Descubra como e quando a vitamina E foi descoberta e o importante papel dessa substância orgânica no organismo humano.

Vitamina K

Saiba mais sobre a vitamina K, um composto orgânico que possui importante influência na coagulação sanguínea e no metabolismo ósseo.

Vitaminas do complexo B

Conheça as oito vitaminas do complexo B e entenda a importância de uma alimentação balanceada para a saúde.