Transtorno obsessivo compulsivo – TOC

O transtorno obsessivo compulsivo, também chamado de TOC, é um transtorno psiquiátrico de ansiedade, de natureza crônica. Suas causas ainda são desconhecidas, porém sabe-se que pessoas ansiosas e com histórico familiar para a doença, possuem maior probabilidade em desenvolvê-lo.

A pessoa acometida possui pensamentos recorrentes, insistentes e incontroláveis, típicos da obsessão, que fazem com que ela realize rituais compulsivos, que não fazem sentido para os outros, a fim de driblar a ansiedade gerada por essas ideias. Em quase todos os casos, a pessoa tem ciência de que esses atos não são coerentes, mas não consegue se libertar da ideia de que somente realizando determinadas etapas do processo é que conseguirá acalmar seus pensamentos. Assim, angústia, aflição e sentimentos de impotência sempre costumam estar presentes na vida desse indivíduo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um exemplo são pessoas que, por fobia a sujeira e doenças, lavam frequentemente as mãos e não andam em lugares onde o contato entre pessoas é inevitável, como transportes públicos, sob a pena de sofrerem supostas graves consequências, caso não cumpram qualquer etapa desses rituais. Quando, por qualquer motivo, a mesma não consegue realizá-los, a tensão é sempre grande.

Comportamentos compulsivos nem sempre podem indicar o TOC, sendo importante observar o quanto os mesmos atrapalham sua rotina e qualidade de vida. Esse transtorno tem tratamento, que pode ou não incluir o uso de remédios. Independente desse fator, é sempre recomendado que o paciente faça terapia, a fim de identificar as situações que geram ansiedade e trabalhar esse aspecto.

A pessoa que tem TOC tende a ritualizar ações que, para ela, controlarão seus pensamentos obsessivos.

A pessoa que tem TOC tende a ritualizar ações que, para ela, controlarão seus pensamentos obsessivos.

Por: Mariana Araguaia

Artigos relacionados

2 de abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Você sabe que dia é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo? Clique aqui, conheça mais sobre a data, e aprenda um pouco sobre o TEA.

Fobia

Você sabe o que é uma fobia? Clique aqui e entenda o que é esse problema e as consequências para a vida de um indivíduo. Além disso, compreenda o que são as chamadas fobias específicas, conheça seus tipos e aprenda a diferença entre as fobias específicas, a fobia social e a a agorafobia.

Qual é a diferença entre medo e fobia?

Você sabe a diferença entre medo e fobia? Clique aqui e descubra os significados desses termos. Neste texto, explicaremos a importância do medo para nossa sobrevivência e a de outras espécies. Falaremos também a respeito das fobias, transtornos graves em que o medo exagerado afeta a vida de um indivíduo.

Transtorno bipolar

Saiba o que é o transtorno bipolar e como pode ser tratado.