Vestibular

No dicionário, Vestibular é o mesmo que exame de admissão às escolas superiores. Para um estudante do ensino médio (última etapa antes do ensino superior), Vestibular é uma união de emoções, sentimentos e símbolo de uma fase difícil em sua vida.

Ao final do Ensino Médio, o estudante precisa estar preparado para fazer a prova do Vestibular, tirar boas notas e ser aprovado. Com essa aprovação, ele consegue uma vaga em uma universidade pública (geralmente, as melhores) e garante seu futuro. Mas por que esses concursos são tão concorridos? Porque a oferta de vagas é menor que a procura. Então, é preciso estar entre os melhores para ser aprovado.


O conteúdo exigido na prova do Vestibular é todo aquele estudado durante o Ensino Médio. As provas variam, mas, a maioria possui questões objetivas (de múltipla escolha), subjetivas e exige que os candidatos façam redações. Para se sair bem no Vestibular é preciso estar afiado na escrita e redigir um bom texto.

Assim, aqueles que conseguem o maior número de acertos e tem notas mais altas na Redação são aprovados e conseguem uma das limitadas vagas.

Não existem fórmulas mágicas para se passar no Vestibular e, tentar “colar” na prova pode acabar mal (o candidato pego “colando” é automaticamente eliminado do processo seletivo). A única maneira de se sair bem no Vestibular é estudar desde o começo do Ensino Médio. Manter uma rotina saudável de estudos (sem exagerar na dose), uma alimentação correta e fazer exercícios físicos são atitudes essenciais para quem quer ser aprovado.

Quer saber mais? Nesta seção você encontrará mais artigos relacionados ao tema e muitas dicas para mudar seus hábitos. Saiba tudo sobre modalidades de ensino, intercâmbio, orientação profissional, Enem e ProUni. Bons estudos e boa sorte!

Por: Camila Mitye

Assista as nossas videoaulas:

Artigos de Vestibular

Últimas Aulas

Números Racionais
Maria Leopoldina de Áustria | Grandes Mulheres da História
Polaridade das moléculas
Rousseau e a vontade geral
Todas as vídeo aulas

Versão completa