Isomeria plana de posição

A isomeria plana de posição baseia-se na diferença de posição do grupo funcional, insaturação ou ramificação.

Nas moléculas, os grupos OH (vermelho/branco) ocupam posições diferentes

Isômeros planos são todos os compostos que apresentam a mesma fórmula molecular, mas diferenças estruturais em suas cadeias carbônicas. Essas diferenças podem ser em relação à:

  • Função

  • Cadeia

  • Posição

  • Metameria

  • Tautomeria

Neste texto vamos enfatizar a chamada isomeria plana de posição. Nela, a diferença entre as estruturas dos compostos está na posição de um dos seguintes aspectos estruturais:

  • Ramificação: radical orgânico qualquer, como um metil - CH3 ou um etil - CH3-CH2;

  • Grupo funcional: é o caso do grupo OH da função orgânica álcool ou da carbonila da função orgânica cetona, entre outros;

  • Insaturação: uma ligação dupla ou tripla entre carbonos.

Sendo assim, todo isômero de posição apresenta obrigatoriamente o mesmo tipo de cadeia carbônica e pertence à mesma função orgânica.

Agora acompanhe alguns exemplos de isômeros planos de posição que contemplam os aspectos estruturais destacados:

  • Isomeria plana de posição relacionada com a ramificação

Exemplo: 2-metil-hexano e 3-metil-hexano


Fórmulas estruturais do 2-metil-hexano e 3-metil-hexano

As duas estruturas fornecidas apresentam cadeia carbônica aberta, saturada, homogênea, ramificada e pertencem à função orgânica hidrocarboneto (mais precisamente, são alcanos).

Analisando a estrutura do 2-metil-hexano, como já está especificado em seu nome, observamos o radical metil localizado no carbono 2. Já na estrutura do 3-metil-hexano, como também já está especificado em seu nome, observamos o radical metil localizado no carbono 3. Por isso, trata-se de isômeros planos de posição.

  • Isomeria plana de posição relacionada com a insaturação

Exemplo: But-1-ino e But-2-ino


Fórmulas estruturais do But-1-ino e But-2-ino

As duas estruturas fornecidas apresentam cadeia carbônica aberta, insaturada, homogênea, normal e pertencem à função orgânica hidrocarboneto (mais precisamente, são alcinos).

Observando a estrutura do But-1-ino, como já está especificado em seu nome, temos uma ligação tripla que começa no carbono de número 1. Já na estrutura do But-2-ino, como também já está especificado em seu nome, há uma ligação tripla que se inicia no carbono 2. Por isso, trata-se de isômeros planos de posição.

  • Isomeria plana de posição relacionada com o grupo funcional

Exemplo: Pentan-2-ona e pentan-3-ona


Fórmulas estruturais da Pentan-2-ona e pentan-3-ona

As duas estruturas fornecidas apresentam cadeia carbônica aberta, saturada, homogênea, ramificada e pertencem à função orgânica cetona.

Observando a estrutura da Pentan-2-ona, como já está especificado em seu nome, temos a carbonila (C=O) no carbono de número 2. Já na estrutura Pentan-3-ona, como já está especificado em seu nome, temos a carbonila (C=O) no carbono de número 3. Por isso, trata-se de isômeros planos de posição.

Por: Diogo Lopes Dias

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Guerra da Cisplatina
Dia Mundial do Meio Ambiente
Sais: Nomenclatura
10 mulheres da filosofia que você precisa conhecer
Todas as vídeo aulas

Versão completa