Classificação dos Sais

Existe uma ampla diversidade de sais em nosso cotidiano, por isso é necessária a sua classificação

 

Os sais podem ser classificados de acordo com três critérios principais: a quantidade de elementos, sua solubilidade em água e a natureza de seus íons.

Os dois primeiros tipos de classificação mencionados serão considerados logo abaixo. Mas, se desejar saber sobre o terceiro modo de classificar os sais inorgânicos, leia o texto Classificação dos Sais Quanto à Natureza dos Íons.

1.      Quantidade de elementos:

Basta contar quantos elementos diferentes constituem o sal, conforme a tabela abaixo:

2.      Solubilidade em água:

Todos os sais são solúveis em água, mas quando isso se dá de uma forma muito pequena, o sal é considerado insolúvel. Essa forma de classificação dos sais é muito importante porque quando um sal é solúvel em água, ele libera uma grande quantidade de íons em meio aquoso e, dessa forma, origina soluções eletrolíticas, isto é, que conduzem corrente elétrica. Quanto mais solúveis forem os sais, mais eletricidade a solução formada por eles conduzirá e vice-versa.

Visto que a solubilidade de uma substância em outra depende da pressão e da temperatura, temos uma tabela a seguir que considera a solubilidade dos principais grupos de sais em água, com temperatura de 25ºC e pressão ao nível do mar (1 atm):






Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Maria Quitéria (1792-1853)
Lei de Proust | Leis Ponderais
Calor sensível | Calorimetria
O mito do Anel de Giges
Todas as vídeo aulas

Versão completa