Grau dos substantivos

Os substantivos apresentam distintas flexões

Os substantivos podem ser perfeitamente modificados de acordo com a intenção do falante, uma vez que diversos são os objetivos a que ele se presta: o de intensificar, diminuir, atenuar, exagerar ou até mesmo deformar. Tais modificações estão relacionadas ao grau que, didaticamente, representa uma das muitas flexões que integram a classe em questão.

Desta forma, temos que o grau dos substantivos é constituído pelo aumentativo e o diminutivo, sendo estes formados por dois processos básicos:

* sintético, o qual consiste no acréscimo de sufixos aumentativos e diminutivos à forma original de um dado substantivo. Exemplos disso são:

gato - gatão/ gatalhaço/ gataço (aumentativos sintéticos)

gato - gatinho (diminutivo sintético)


* analítico, consiste na atribuição de adjetivos aos substantivos, de modo a conferir-lhes a intensificação pretendida, seja para aumentá-los ou diminui-los. Representando tal ocorrência, temos:

gato – gato grande (aumentativo analítico)

gato – gato pequeno (diminutivo analítico)


No que tange às formas sintéticas, pode-se dizer que estas, em determinadas circunstâncias, conferem valores afetivos de forma distinta (carinho, admiração, desprezo, ironia, entre outros) aos seres, podendo ser assim representadas:


ladrãozinho/futebolzinho (desprezo)

paizão (carinho)

mulheraço (admiração)...


Agora que já nos inteiramos de todos esses pressupostos, torna-se necessário conhecermos um pouco mais sobre alguns substantivos seguidos de seu respectivo aumentativo. Partamos, pois, rumo a este intento:

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

O que são asteroides?
Roma Antiga: Monarquia
Capacitores
Determinismo
Todas as vídeo aulas

Versão completa