Aplicações da Trigonometria

A trigonometria depende das relações do seno, do cosseno e da tangente para determinar medidas de ângulos e distâncias inacessíveis dos triângulos.

Aplicação na arquitetura

O objetivo principal da trigonometria é determinar medidas de ângulos e distâncias inacessíveis. Seu surgimento é atribuído aos estudos trigonométricos e suas bases estão associadas aos elementos do triângulo. As situações envolvendo ângulos e medidas no cotidiano são comparadas às figuras triangulares no intuito da aplicação das relações e razões trigonométricas. As relações trigonométricas são o seno, o cosseno e a tangente. Observe a formação das relações:

Exemplo 1

Ao decolar, um avião forma com a pista um ângulo de 30º. Determine a sua altura após ter percorrido a distância de 2000 metros.

Observe esquema da situação:

A altura do avião será de 1000 metros.

Exemplo 2

Uma pessoa de 1,80 m está a uma distância de 10 metros de uma torre. Sabe-se que a pessoa observa a torre sob um ângulo de 60º. Determine a altura da torre.

 

Exemplo 3

Um poste de 4 metros de altura projeta uma sombra de 4√3 metros sobre o solo. Qual é a inclinação dos raios luminosos que originaram a sombra?

 



A inclinação dos raios solares é de 30º.



Aproveite para conferir nossas videoaulas sobre o assunto:

Por: Marcos Noé

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Legado Cultural Grego
Anelídeos
Concentração molar, concentração em mol/L ou molaridade
Fórmulas de Física para arrasar nas provas
Todas as vídeo aulas

Versão completa