Tipos de Relevo

Os relevos possuem várias formas distintas, variando conforme a idade e a atuação dos agentes modeladores

Os Tipos de Relevo são os aspectos da superfície terrestre. A formação das diferentes formas de relevo se deve à ação dos agentes internos ou endógenos – que acentuam o relevo – e também dos agentes externos ou exógenos – que atenuam e esculpem o relevo. Os tipos de relevo são: cadeias de montanhas, planaltos, depressões e planícies.

Cadeias de Montanhas: são formas de relevo influenciadas principalmente pelos agentes endógenos, uma vez que são estruturas geológicas de formação recente. São caracterizadas por apresentarem elevadas altitudes, relevo acidentado e a formação de vales.

Planaltos: são formações terrestres geologicamente antigas, dessa forma sofreram mais com as ações externas. Apresentam altitudes e formas muito variadas, com ondulações suaves, como os morros e serras, e, muitas vezes, altitudes planas, como as chapadas.

Planícies: são estruturas de relevo com formação antiga e também sofreram mais com os agentes exógenos do que com os endógenos. Apresentam superfícies relativamente planas, em virtude das ações de elementos como as chuvas, os ventos e pela deposição e transporte de sedimentos. São subdivididas em planícies costeiras, em que a deposição de sedimentos é realizada pelo mar, planícies fluviais, formadas através da deposição realizada pelos rios, e planícies lacustres, quando a atuação é realizada pelos lagos.

Depressão: Depressão são formas de relevo que se encontram abaixo do nível do mar (depressão absoluta) ou que se encontram em altitudes menores que as formas de relevo que as circundam (depressão relativa).

 

 

Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Tipos de argumento | Tipos de argumento para redação
Mudanças climáticas
Guerra de Iguape (1534-1536)
Calorimetria: Introdução
Todas as vídeo aulas

Versão completa