Relevo

Relevo é o conjunto das formas existentes na superfície terrestre. As diferentes formas do relevo resultam da interação entre os agentes internos e externos do nosso planeta.

As diferentes formas existentes na superfície terrestre compõem o relevo.

Relevo é o conjunto das formas que existem na superfície do planeta Terra. São quatro estruturas básicas verificadas na crosta: montanhas, planaltos, depressões e planícies. O relevo é formado e evolui constantemente, mesmo que de forma lenta, através da interação das forças naturais que atuam na crosta terrestre. Tais forças, denominadas de agentes formadores do relevo, são internas e externas.

Leia também: Cordilheira dos Andes — a cadeia de montanhas de maior comprimento do mundo

Resumo sobre relevo

  • Relevo é o conjunto de formas existentes na superfície terrestre.

  • São quatro estruturas básicas que compõem o relevo: montanhas, planaltos, depressões e planícies.

  • Os agentes formadores do relevo são divididos em internos e externos.

  • Os agentes internos são: vulcanismo, abalos sísmicos e tectonismo.

  • Os agentes externos são: água, ventos, variação da temperatura e seres vivos.

  • O relevo do Brasil é caracterizado pelas estruturas com altitudes modestas que sofrem forte processo de desgaste.

  • No território brasileiro são encontrados planaltos, planícies e depressões.

O que é relevo?

Relevo é o conjunto de formas presentes na superfície terrestre. A crosta terrestre encontra-se em constante modificação e, mesmo que nossos olhos não possam ver, a dinâmica da superfície pode ser entendida a partir da análise sobre as estruturas que compõem o relevo terrestre.

O relevo do planeta Terra é o resultado da atuação de elementos conhecidos como agentes formadores do relevo. São forças internas e externas da Terra que estão incessantemente produzindo a construção e reconstrução das estruturas do relevo.

Tipos de relevo

O relevo terrestre está compartimentado em quatro estruturas básicas. Elas são definidas a partir dos processos de formação e evolução, além de características fisionômicas.

Montanhas

Também chamadas de dobramentos modernos, as montanhas são as maiores estruturas do relevo terrestre. Em geral, são formadas a partir do tectonismo, ou seja, da movimentação das placas tectônicas e do vulcanismo. Seu conjunto é conhecido como cordilheira.

A cordilheira do Himalaia é a mais alta cadeia de montanhas do mundo.

Planaltos

Planaltos são as estruturas do relevo que se caracterizam pela elevação do terreno, porém, com altitudes mais baixas que as montanhas. A evolução de um planalto também é diferente: evoluem a partir do processo de desgaste das estruturas rochosas. Nos planaltos, pode-se encontrar estruturas típicas como as chapadas e serras.

A Chapada Diamantina é um exemplo de planalto.

Depressões

Depressões são as estruturas de relevo que se caracterizam por se apresentarem rebaixadas em relação às áreas vizinhas. Podem ser absolutas, quando são mais baixas que o nível do mar ou relativas, quando estão acima do nível do mar. Assim como os planaltos, as depressões são formadas a partir do processo de desgaste das rochas, o intemperismo.

Esquema ilustrativo de uma depressão absoluta e de uma depressão relativa.

Planícies

Planícies são as estruturas baixas e planas. Formadas a partir do processo de sedimentação, apresentam as menores altitudes do relevo terrestre.

As planícies são as estruturas de menor altitude do relevo terrestre.

Saiba mais: Como é o relevo submarino?

Quais são os agentes formadores do relevo?

O relevo é resultado de uma dinâmica de forças naturais do nosso planeta. Tais forças, são chamadas de agentes formadores do relevo. Os agentes do relevo são divididos em dois grupos:

  • Agentes internos do relevo (ou endógenos): são as forças internas da Terra que influenciam na formação e evolução das estruturas do relevo. Estão ligadas à movimentação do magma, na camada do manto. Os agentes internos são o vulcanismo, o tectonismo e os abalos sísmicos.

  • Agentes externos do relevo (ou exógenos): são fatores que atuam na superfície do planeta e influenciam na evolução das estruturas do relevo. Os agentes externos são os mesmos causadores do intemperismo, ou seja, do processo de desgaste das rochas. Água, variação de temperatura, seres vivos e os ventos são os elementos que atuam na modelagem das estruturas do relevo terrestre.

Relevo brasileiro

O relevo do Brasil é caracterizado pelo predomínio de estruturas antigas que sofrem intensamente processos de desgaste e altitudes modestas. Ainda, a grande extensão territorial do Brasil garante variedade na configuração do relevo. Das quatro estruturas básicas, três são encontradas no território: planaltos, planícies e depressões. Apenas as montanhas não aparecem no Brasil.

O mapa abaixo ilustra a classificação mais atual do relevo brasileiro:

Mapa representando o relevo brasileiro. (Créditos: Paulo José Soares Braga | PrePara Enem)

Exercícios resolvidos sobre relevo

Questão 1

(ESA) O relevo não é estático, mas dinâmico. O modelado da crosta sofre contínua transformação. Esse fluxo pode ser muito lento, e quase sempre nossos sentidos são incapazes de captá-lo. As transformações morfológicas são provocadas por dois tipos de forças: os agentes internos ou modeladores e os agentes externos ou esculpidores. Podemos citar como exemplo de agente externo:

A) intemperismo

B) tectonismo

C) abalos sísmicos

D) vulcanismo

E) terremotos

Resolução:

Alternativa A.

O intemperismo é um exemplo de agente externo, pois é responsável pela modelagem do relevo através do desgaste das rochas.

Questão 2

(Acafe) Observe a imagem abaixo:

Sobre as formas de relevo e seus processos, assinale V para as afirmações Verdadeiras e F para as afirmações Falsas.

( ) As depressões relativas possuem altitudes abaixo do nível do mar.

( ) Os escudos cristalinos são os terrenos mais recentes da crosta terrestre, formados a partir do movimento de placas convergentes.

( ) Os planaltos possuem altitudes e formas variadas, em que a atividade erosiva, provocada pelas chuvas, pelo deslocamento de geleiras e pela ação do vento é intensa.

( ) Os dobramentos modernos consistem em grandes encurvamentos de formato côncavo ou convexo na crosta terrestre, de formação geológica recente, em áreas relativamente próximas às zonas de contato entre placas, em um processo denominado orogênese.

( ) As planícies são áreas mais ou menos planas, em que o processo de desgaste das rochas supera o de deposição de sedimentos.

A sequência que expressa a associação correta é:

A) V - F - F - V - F

B) F - F - V - V - F

C) F - V - V - F - V

D) V - F - V - V – V

Resolução:

Alternativa B.

  • As depressões relativas possuem altitude acima do nível do mar.

  • Os escudos cristalinos são estruturas geológicas consideradas antigas.

  • As planícies são estruturas planas, formadas pelo intenso processo de sedimentação. 

Por: Larissa Mesquita

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Problemas ambientais urbanos
Nazismo (Parte 1)
5 vacinas que marcaram a história
10 mulheres da filosofia que você precisa conhecer
Todas as vídeo aulas

Versão completa