Florestas Temperadas

Caracterísitica de uma floresta temperada

Floresta Temperada é um bioma encontrado nas regiões entre os pólos e trópicos da Terra de clima temperado, especialmente no leste da América do Norte, Europa, leste da Ásia, sul da Austrália e Chile. Os índices pluviométricos são, em média, de 75 a 100 centímetros por ano e o solo das florestas temperadas são bastante ricos em nutrientes.

Nesse bioma, as quatro estações são bem definidas. Ao longo do ano, a temperatura média é amena, sendo que no verão o calor e a umidade se elevam bastante. No outono, as folhas adquirem colorações amareladas e alaranjadas e começam a cair, formando um verdadeiro “tapete” de matéria orgânica. No inverno, o clima é muito frio e úmido, sempre resultando na formação de neve.


Existem dois tipos de florestas temperadas. O aspecto que as diferencia é a ocorrência ou não da queda das folhas no inverno. Quando as árvores perdem folhas periodicamente, a floresta é chamada de caducifólia, quando isso não ocorre, é denominada de perenifólia.

A vegetação dessas florestas varia desde enormes árvores até pequenos arbustos: carvalhos, pinheiros, cedros, faias, sobreiros, sequóias, etc. A fauna também é variada, há muitos insetos, ursos, felinos, aves noturnas, esquilos, etc. Durante o inverno, alguns animais migram para regiões mais quentes e outros hibernam. Embora as florestas temperadas não tenham uma biodiversidade tão grande como as florestas tropicais, nelas são encontradas espécies únicas de plantas e animais.

Por: Tiago Dantas

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Combinação com repetição
Invasões francesas no Brasil
Diluição de Soluções
Viúva Negra: o contexto sociopolítico da criação da personagem
Todas as vídeo aulas

Versão completa