Coeficiente de Gini

O Coeficiente de Gini é um importante indicador social e econômico que diz respeito à distribuição de renda da população em um determinado local.

O Coeficiente de Gini é um importante indicador socioeconômico

O Coeficiente de Gini – ou índice de Gini – é um importante dado econômico, social e demográfico referente à distribuição da renda gerada em um país para a sua população. É uma das ferramentas mais úteis para a análise do grau de avanço da desigualdade social em um determinado local durante um período de tempo em específico. O nome em questão é atribuído ao criador desse instrumento, o estatístico italiano Corrado Gini.

A representação gráfica do Coeficiente de Gini é realizada a partir da chamada curva de Lorenz. No gráfico a seguir, observa-se que, no eixo X, são dispostos os percentuais acumulados da população em ordem de renda crescente. Já no eixo Y, é colocada a renda também em percentuais acumulados.


Gráfico do Coeficiente de Gini com a curva de Lorenz

A linha reta colocada a 45º representa a hipotética situação de um país totalmente igualitário em termos de distribuição de renda, ou seja, em que todos os habitantes possuem a mesma aquisição de renda em termos de distribuição. Dessa forma, quanto mais próxima dessa configuração apresentar-se a curva de Lorenz, menores serão as desigualdades de renda no território analisado.

Em termos numéricos, o índice de Gini é calculado de 0 a 1. O zero (0) representa um país totalmente igual e o 1 representa um país totalmente desigual. Obviamente, quanto menor for o número do Coeficiente de Gini, melhor será a distribuição de renda.

Existem, no entanto, as vantagens e desvantagens do Coeficiente de Gini. Os pontos positivos são: a possibilidade de um cálculo mensurável da distribuição de renda, a facilidade de sua interpretação e a capacidade de comparar diferentes territórios e áreas do espaço geográfico (como a rural e a urbana).

Dentre os pontos negativos, destaca-se o fato de o Coeficiente de Gini medir a desigualdade de renda em termos estáticos, ou seja, não se relaciona à desigualdade em termos de oportunidade. Além disso, não reproduz exatamente a distribuição de renda, podendo haver distorções em generalizações ou em comparações entre países de renda geral muito diferentes.

Por esse motivo, a análise do Coeficiente de Gini precisa ser muito cautelosa, considerando principalmente o contexto no qual o dado está inserido. Afinal, se um país apresenta um bom Coeficiente de Gini, mas oferece um baixo nível de oportunidades à população mais pobre, isso não significa, necessariamente, que exista uma justiça social e econômica.

De todo modo, o Índice de Gini é um indicador importante, servindo para que tenhamos, ao menos, certa noção acerca do quanto a distribuição de renda em um determinado local ou região é justa ou não. Isso, consequentemente, poderá reverberar em ações públicas de melhoria das condições de vida e emprego das populações mais pobres, no sentido de promover mudanças nos eventuais quadros de concentração inadequada de riquezas.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Reportagem | Gêneros textuais
Região Nordeste
Margaret Thatcher | Grandes Mulheres da História
Espelhos côncavos (Parte 1)
Todas as vídeo aulas

Versão completa