Ciclone

Ciclones são turbilhões atmosféricos que giram em torno de um centro de baixa pressão. Ocorrem, principalmente, nas áreas tropicais.

O ciclone é uma intensa onda de ventos em forma de redemoinho que varia em intensidade, tamanho e duração

O ciclone é uma perturbação atmosférica que apresenta um centro de baixa pressão, o que provoca ventos circulares com velocidade superior a 150 km/h. Ocorre geralmente nas regiões tropicais sobre mares quentes.

O ciclone origina-se em função do aquecimento de uma superfície. A região quente gera o centro de baixa pressão atmosférica, o que é denominado de centro ciclônico. Ele gira no sentido horário no hemisfério sul e no sentido anti-horário no hemisfério norte.

De acordo com a localização e intensidade, o ciclone pode receber outros nomes, como furacão, tufão, tempestade tropical, tempestade ciclônica, depressão tropical ou simplesmente ciclone. A seguir, apresentaremos as características das principais ocorrências:

  • Ciclone tropical

É um sistema de área de baixa pressão atmosférica em seu centro com circulação fechada. Os ventos sopram para dentro ao redor desse centro. Podem chegar a grandes diâmetros de até 1500 km e ventos superiores aos 250 km/h, o que amplia imensamente o seu poder de destruição.

Corresponde a um ciclone tropical de núcleo quente e, portanto, com baixa pressão atmosférica, com ventos contínuos de 118 km/h ou mais. É formado no Oceano Atlântico Norte, mar caribenho, Golfo do México e norte oriental do Oceano Pacífico. Atinge com frequência o Caribe, América Central, Estados Unidos e Canadá.

  • Tufão

É também um tipo de ciclone e tem características semelhantes às de um furacão. O local de origem é que os distingue. Os tufões originam-se no Oceano Pacífico Norte: na região Oeste dos Estados Unidos, Japão e China.


Os ciclones variam de acordo com a extensão, formação e a velocidade dos ventos e podem causar muitos danos materiais e ambientais

Intensidade dos ciclones

A escala Saffir-Simpson avalia a intensidade dos ciclones, classificando-os em categorias. É utilizada para fornecer uma projeção do potencial risco de danos e inundações esperados durante a passagem desses fenômenos.

Período de ocorrência

O período de maior incidência de ciclones no Atlântico vai de junho a novembro, quando as tempestades tomam forma na costa da África. A temporada do Pacífico oriental ocorre a partir de meados de maio até novembro. Os tufões ocorrem durante todo o ano, mas o pico acontece no final de agosto. No Pacífico Sul, a temporada de ciclones começa em outubro e termina em maio.

Por: Amarolina Ribeiro

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Olavo Bilac
Teorema da bissetriz interna
Leste Europeu
“A Origem da Tragédia”, de Nietzsche
Todas as vídeo aulas

Versão completa