Aquífero Guarani

O Aquífero Guarani é uma das mais importantes reservas hídricas do país.

Mapa de Localização do Aquífero Guarani *

Um aquífero é uma porção da litosfera terrestre capaz de reter e armazenar água em razão do elevado grau de porosidade de suas rochas. Através de um processo lento e gradual, as águas infiltram-se nas rochas e, enquanto isso ocorre, elas são purificadas, ou seja, as suas impurezas, vão, aos poucos, sendo retidas.


Esquema geral da dinâmica de um aquífero

O Aquífero Guarani funciona exatamente dessa forma, sendo um dos maiores aquíferos do mundo. Ele estende-se pelas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, além de abranger os territórios da Argentina, do Paraguai e do Uruguai, sendo, por isso, também chamado de Aquífero Gigante do Mercosul.

A extensão do Aquífero Guarani é de aproximadamente 1.100.000 km², com volume estimado de 37.000 km³ de água. Trata-se, assim, de uma imensa reserva natural de água potável de qualidade.

A sua formação deve-se à composição geológica local: a formação da bacia sedimentar do Paraná. Assim, as rochas são sedimentares do tipo areníticas, que se constituíram no período Triássico da era Cenozoica (cerca de 248 milhões de anos atrás), e são recobertas por rochas basálticas.

Apesar de ser considerado um dos maiores reservatórios de água subterrânea em todo o mundo, nem toda água nele armazenado é própria para consumo humano sem um prévio processo de tratamento, devido ao elevado teor de resíduos sólidos nas porções de maior profundidade.

A região onde esse aquífero se encontra é caracterizada por apresentar solos, em sua maioria, férteis ou de fácil correção, registrando um elevado índice de práticas agrícolas. Por esse motivo, alerta-se contra o uso indiscriminado de agrotóxico nas lavouras, pois se infiltra no solo e polui o reservatório em questão com elementos tóxicos.

Apesar de boa parte dos estudos geológicos e geográficos sobre o Aquífero Guarani ainda estarem em desenvolvimento, podemos dizer que a sua presença concentrada, em maior parte, no território brasileiro, torna-se importante para o abastecimento de distribuição de água no país. Por esse motivo, é necessária a sua correta preservação e exploração a fim de obter os recursos hídricos com a máxima qualidade sem danificar o ambiente.

___________________________

* Créditos da Imagem: Agência Brasil e Wikimedia Commons

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

O que é o G-20?
Independência do Haiti (1791-1804)
Eletropositividade
Reflexão da luz
Todas as vídeo aulas

Versão completa