Luz negra

A luz negra é composta por radiação ultravioleta e luz visível com comprimento de onda da luz violeta.

Quando incide sobre determinadas substâncias, a luz negra revela detalhes que passariam despercebidos a olho nu

A luz negra pode ser produzida por meio de lâmpadas fluorescentes convencionais. Nesse tipo de lâmpada, uma grande porção da radiação que se produz está no comprimento de onda da radiação ultravioleta (UV). Essa radiação, por sua vez, excita uma fina camada branca de pó composto de sais de fósforo, que gera luz visível.


Fosforescência

Alguns derivados do elemento químico Fósforo, por exemplo, podem emitir luz visível quando iluminados por raios ultravioleta por meio de um processo chamado de fosforescência. Ao retirar a camada branca das lâmpadas e pintá-la com alguma tinta escura, diminui-se a transmissão de luz visível, sendo essa última quase totalmente absorvida pelo pigmento. Dessa forma, grande parte da luz proveniente das lâmpadas negras é ultravioleta.

As roupas claras podem fosforescer por causa da presença de alguns óxidos fosforescentes. Além disso, alguns produtos químicos utilizados para tornar as roupas mais claras emitem luz visível na presença de raios UV.


Fosforescência x Fluorescência

A fosforescência é um fenômeno particular da fluorescência, isto é, quando a luz ultravioleta é transformada em luz visível após sua absorção. De forma bastante simples, a diferença fundamental entre os dois processos é a conversão da energia: enquanto a fluorescência ocorre simultaneamente ao estímulo luminoso, a fosforescência é um fenômeno gradual e bastante lento que ocorre após a exposição. A origem da fosforescência é quântica e é resultante da absorção da energia luminosa pelos elétrons dos átomos. Após a absorção da luz UV, os elétrons retornam para os níveis mais baixos de energia, emitindo uma luz de fraca intensidade durante longos intervalos de tempo.


Luz negra em cenas de crime

Alguns materiais orgânicos podem reagir à luz ultravioleta e produzir luz visível, tais como unhas, ossos, saliva e outros tipos de fluidos corporais. Por esse motivo, esse tipo de iluminação é muito utilizado na prática forense durante a análise de cenas de crime em potencial.

Por: Rafael Helerbrock

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Propriedades da multiplicação
Haletos orgânicos
Espelhos esféricos: côncavos
Evolucionismo cultural e Antropologia
Todas as vídeo aulas

Versão completa