Joule

O inglês Joule estudou matemática e filosofia e recebeu instrução do famoso professor e fundador da Química moderna, John Dalton.

James Prescott Joul

Joule nasceu em uma cidade na Inglaterra chamada Salford. Por ser filho de um bem-sucedido cervejeiro, pôde se dedicar a uma vida de investigação.

Joule recebeu instrução do famoso professor e fundador da Química moderna John Dalton, além de estudar também Matemática e Filosofia.

Em 1840, após realizar várias pesquisas sobre conversão de energia elétrica em calor, utilizando os geradores elétricos inventados naquela época, obteve uma fórmula que relacionava a produção de calor com o valor da corrente elétrica que percorria um fio.

Posteriormente, passou então a investigar a conversão de outras formas de energia em calor. Fez passar água por pequenos orifícios para aquecê-la por atrito, expandiu e comprimiu gases, e, por fim, realizou seu mais famoso experimento, o experimento de Joule.

Joule fez os cálculos do trabalho realizado, em todos os casos, sempre verificando uma proporcionalidade entre ambos. No ano de 1850 foi aceito na Royal Society e nos anos seguintes continuou suas pesquisas, auxiliado pelo jovem William Thomson, mais tarde conhecido como lorde Kelvin. Juntos realizaram trabalhos sobre o comportamento dos gases.

Joule também realizou trabalhos na área do eletromagnetismo, em que descobriu o fenômeno da magnetostrição, segundo o qual uma barra de ferro altera ligeiramente seu comprimento ao se magnetizar.

Joule morreu em Sale, no ano de 1889.

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Aposto
Legado Cultural Grego
Tecido Ósseo
Conservadorismo
Todas as vídeo aulas

Versão completa