Tricomoníase

A tricomoníase é uma infecção sexualmente transmissível causada por um protozoário. Na maioria dos casos, é assintomática, o que dificulta o diagnóstico rápido da doença.

A tricomoníase é a infecção sexualmente transmissível não viral que ocorre com maior frequência no mundo.

Tricomoníase é uma infecção sexualmente transmissível causada por um protozoário denominado Trichomonas vaginalis. A maioria dos pacientes com a doença é assintomática, e quando os sintomas surgem, ocorrem com maior frequência em mulheres. Nesse grupo, a infecção pode provocar, entre outros sintomas, corrimento vaginal amarelo-esverdeado, coceira e dor ao urinar.

Nos homens, quando os sintomas surgem, estes incluem corrimento uretral de aspecto purulento e dor ao urinar. A tricomoníase pode ser diagnosticada com a análise dos sintomas apresentados pelo paciente, e o tratamento baseia-se no uso de antiparasitários, como o metronidazol e tinidazol. Utilizar preservativo em toda relação sexual é uma forma de se prevenir da doença.

Leia também: Aids — o estágio avançado da infecção por vírus HIV

Resumo sobre tricomoníase

  • Tricomoníase é uma infecção sexualmente transmissível.

  • Trichomonas vaginalis é o agente etiológico da tricomoníase.

  • A tricomoníase pode apresentar-se de maneira assintomática ou provocar sintomas bastante incômodos.

  • Nas mulheres, a tricomoníase pode causar corrimento vaginal amarelo-esverdeado, bolhoso e espumoso, corrimento de odor fétido que lembra peixe, coceira, dor ao urinar e dor durante ou após o sexo.

  • Nos homens, a tricomoníase pode provocar corrimento uretral de aspecto purulento, infecção do epidídimo e próstata, coceira, sensação de queimação após a relação sexual, dor ao urinar e dor testicular.

  • A tricomoníase tem sido associada à transmissão do HIV.

  • A tricomoníase também tem sido associada com problemas como infertilidade, câncer cervical, doença inflamatória pélvica, parto prematuro e baixo peso do bebê ao nascer.

  • Metronidazol e tinidazol são medicamentos usados no tratamento da tricomoníase.

O que é tricomoníase?

Tricomoníase é uma infecção sexualmente transmissível (IST) provocada por um protozoário, sendo considerada a IST não viral mais prevalente no mundo. Trata-se de uma infecção difícil de ser diagnosticada, pois muitos indivíduos se apresentam assintomáticos ou oligoassintomáticos.

Essa doença está relacionada com o aumento da transmissão do HIV. Isso ocorre devido ao fato de que o protozoário enfraquece a integridade da barreira epitelial e provoca resposta imune celular local, provocando inflamação da uretra nos homens e do epitélio vaginal feminino.

A inflamação faz com que ocorra uma grande infiltração de leucócitos, aos quais o vírus causador da aids pode se ligar e ganhar acesso à corrente sanguínea.

Agente causador da tricomoníase

O agente causador da tricomoníase é um protozoário chamado Trichomonas vaginalis. Trata-se de um protozoário que apresenta quatro flagelos e formato tipicamente piriforme. O Trichomonas vaginalis coloniza o epitélio do trato geniturinário, sendo encontrado na vagina, uretra e glândulas parauretrais nas mulheres e na uretra e próstata em homens.

Veja também: Condiloma acuminado ou verruga genital — sintomas, tratamento e prevenção dessa IST

Transmissão da tricomoníase

Por se tratar de uma infecção sexualmente transmissível, a tricomoníase apresenta como forma de contágio o contato sexual desprotegido com pessoa contaminada. Um fato curioso é que o Trichomonas vaginalis pode sobreviver mais de uma semana no prepúcio do homem sadio após uma relação sexual desprotegida com uma mulher com a infecção.

Além da transmissão por contato sexual, a tricomoníase pode ser transmitida por meio de objetos contaminados.

Quais são os sintomas da tricomoníase?

A maioria dos indivíduos com tricomoníase não apresenta sintomas da doença, o que dificulta a realização de um diagnóstico rápido. Quando os sintomas surgem, ocorrem com maior frequência nas mulheres. Vale salientar que a presença de sinais e sintomas relaciona-se, dentre outros fatores, com o número de parasitos infectantes e as condições de cada indivíduo.

A tricomoníase é uma infecção observada com maior frequência em mulheres.

Sintomas da tricomoníase em mulheres

Nas mulheres, alguns dos sintomas que podem surgir pela tricomoníase são:

  • corrimento vaginal amarelo-esverdeado, bolhoso e espumoso;

  • corrimento de odor fétido que lembra peixe;

  • coceira;

  • dor ao urinar;

  • dor durante ou após o sexo.

O surgimento de lesões pode facilitar o desenvolvimento de vaginose bacteriana. Além disso, a doença tem sido relacionada com problemas como infecção pelo HIV, câncer cervical, infertilidade e doença inflamatória pélvica. No caso de mulheres grávidas, a tricomoníase pode contribuir para a ocorrência de parto prematuro, baixo peso ao nascer, entre outros problemas.

Sintomas da tricomoníase em homens

Nos homens, a maioria dos casos é assintomática, entretanto quando os sintomas estão presentes, podem ser:

  • corrimento uretral de aspecto purulento;

  • infecção do epidídimo e próstata;

  • sensação de queimação após a relação sexual;

  • coceira;

  • dor ao urinar;

  • dor testicular.

Como é feito o diagnóstico da tricomoníase?

A tricomoníase pode ser diagnosticada por meio da análise dos sintomas, sendo o diagnóstico feito, geralmente, de forma empírica. Ao examinar a mulher, por exemplo, o médico pode notar o aumento do fluido vaginal e aspecto hiperemiado (aumento da quantidade de sangue circulando no local) das paredes vaginais e ectocérvice. Pode ser também observado o colo uterino com aspecto de morango, um sinal específico da doença que aparece em cerca de 2 a 5% das mulheres.

O exame a fresco pode ser realizado como um exame complementar ao diagnóstico. Além disso, pode ser realizada a cultura da secreção vaginal, sendo esta recomendada quando há sintomas, mas o exame a fresco não consegue identificar o protozoário.

Saiba mais: Câncer do colo do útero — mais de 90% dos casos têm relação com infecção por via sexual

Tratamento da tricomoníase

A tricomoníase é tratada com o uso de antiparasitário, sendo os mais comumente utilizados o metronidazol e o tinidazol. É importante que os medicamentos sejam usados apenas com recomendação médica, sendo fundamental nunca realizar automedicação. No caso desses medicamentos, recomenda-se cautela, por exemplo, quando usado durante a gestação e amamentação.

Como prevenir a tricomoníase?

A prevenção da tricomoníase inclui cuidados comuns a outras ISTs. Dentre esses cuidados, devemos destacar o uso de preservativos em toda relação sexual e a redução do número de parceiros.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Cerrar ou serrar?
Pré-Enem | Domínios morfoclimáticos do Brasil
Nazismo (Parte 1)
O que é Metafísica?
Todas as vídeo aulas

Versão completa