Saneamento básico

Saneamento básico é o conjunto de serviços que visam a garantir saúde para a população. Alguns exemplos de serviços são o tratamento de água e esgoto e a coleta de lixo.

O tratamento da água para a utilização pela sociedade é um dos serviços do saneamento básico. [1]

Saneamento básico reúne os serviços estruturais e fundamentais para uma população: água tratada, esgoto, coleta de lixo e rede de drenagem de água das chuvas. É um elemento diretamente ligado ao nível de desenvolvimento de um país, uma vez que garante qualidade de vida à população e ao meio ambiente. Os investimentos nos setores do saneamento básico são fundamentais para que um país promova o desenvolvimento sustentável.

Leia também: Problemas causados pelos lixões — quais são eles?

Resumo sobre saneamento básico

  • Saneamento básico é o conjunto de serviços de infraestrutura existentes para garantir saúde da população e proteção do meio ambiente.

  • Os serviços do saneamento básico envolvem: água tratada, serviço de esgoto, coleta e destino do lixo e drenagem das águas das chuvas nas cidades.

  • O Brasil não destina um completo sistema de saneamento básico à população.

  • O saneamento básico é importante para manter a saúde da população e do meio ambiente.

  • Doenças que levam à morte são mais disseminadas em ambientes que não possuem saneamento básico.

  • Para que o saneamento básico seja completo e eficiente, é preciso estabelecer políticas públicas que garantam mais investimentos financeiros ao setor.

O que é saneamento básico?

Saneamento básico é um conjunto de serviços de infraestrutura que visam a estabelecer saúde para a sociedade e proteção ao meio ambiente. É constituído por quatro serviços: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana com manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais urbanas.

Principais serviços do saneamento básico

O saneamento básico reúne a oferta de quatro serviços:

  • Abastecimento de água potável: envolve a captação, o tratamento da água e sua distribuição para a população.

  • Esgotamento sanitário: envolve a captação, transporte e tratamento do esgoto sanitário desde as localidades onde é produzido até sua destinação final no meio ambiente.

  • Limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos: consiste na limpeza da cidade, coleta, tratamento e destinação adequada do lixo urbano.

  • Drenagem das águas pluviais urbanas: envolve a captação das águas das chuvas, transporte, tratamento e disposição final dessa água na natureza.

Saneamento básico no Brasil

No Brasil, o sistema de saneamento básico não atende toda a população. Segundo a Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA), os principais serviços do saneamento básico são ofertados desta forma (dados de 2020 fornecidos pelo Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento – SNIS):

  • 93,4% da população das cidades é atendido com rede de abastecimento de água;

  • 63,2% da população das cidades é atendido com rede de coleta de esgoto sanitário, e 50,8% desse esgoto é tratado antes de ser devolvido aos cursos de água;

  • 98,7% da população que reside em cidades é atendida por coleta de lixo. 36,3% dos municípios brasileiros também desenvolvem a coleta seletiva do lixo;

  • 45,3% dos municípios possui sistemas para drenagem das águas das chuvas em ambiente urbano, e 4,6% dos municípios tratam essa água;

  • 67% dos municípios brasileiros possui unidades de processamento de lixo (resíduos sólidos), e 14,6% desses resíduos são depositados diretamente em lixões, que somam 1.545 lixões ativos no território nacional.

Os dados revelam que o saneamento básico no Brasil é deficiente e é verificado de formas muito diferentes entre as regiões brasileiras. Observe a seguir os dados do saneamento básico por regiões do Brasil|1|:

Abastecimento de água

% População Total

Brasil

84,1

Norte

58,9

Nordeste

74,9

Sudeste

91,3

Sul

91,0

Centro-Oeste

90,9

 

Esgotamento sanitário

% População Total

Brasil

55,0

Norte

13,1

Nordeste

30,3

Sudeste

80,5

Sul

47,4

Centro-Oeste

59,5

 

Manejo de resíduos sólidos urbanos

% População Total

Brasil

90,5

Norte

80,7

Nordeste

83,1

Sudeste

96,1

Sul

91,5

Centro-Oeste

91,3

 

Drenagem e manejo de águas pluviais urbanas

% Domicílios em situação de risco de inundação

Brasil

3,9

Norte

4,0

Nordeste

3,1

Sudeste

4,1

Sul

4,1

Centro-Oeste

4,1

Quando os serviços de saneamento básico não são oferecidos à população de forma ampla, percebe-se maior disseminação de doenças entre os indivíduos, aumento da mortalidade infantil, poluição dos solos e dos recursos hídricos.

Segundo o Ministério da Saúde (DataSUS), em 2019, mais de 273 mil internações causadas por doenças de veiculações hídricas (diarreias e vômitos) foram notificadas. Estima-se que os investimentos para que toda a população do Brasil tenha acesso a água tratada e esgoto devem ser de R$ 443,5 bilhões em 20 anos, de acordo com estimativas de estudos do Instituto Trata Brasil em 2018.

Importância do saneamento básico

O sistema completo de saneamento básico é importante para a manutenção da saúde coletiva de uma população, especialmente quando a realidade apresenta uma população que cresce e se aglomera, cada vez mais, em espaços urbanizados.

A oferta de saneamento básico de forma eficiente e ampla é um indicador de desenvolvimento econômico em um país. Oferecer água tratada, esgoto e coleta de lixo à população é fundamental para que doenças não sejam disseminadas entre as pessoas e para que o ambiente natural não receba poluição e seja contaminado por rejeitos produzidos pela sociedade. O cuidado com a drenagem das águas das chuvas evita as situações de inundações, que podem ser catastróficas nos ambientes urbanos.

É importante ressaltar que os investimentos em saneamento básico não devem ser encarados como “gastos”, pois eles geram economia nos setores de saúde pública e ganhos inestimáveis em qualidade de vida para a população.

Consequências de um mal saneamento básico

Quando não atinge toda a população, o saneamento básico gera ocorrências frequentes de doenças que podem levam à morte, especialmente entre as crianças. Além disso, diarreias, vômitos, verminoses e dengue são diagnósticos comuns em pessoas que habitam locais onde não são ofertados água tratada e esgoto.

Além dos malefícios para a população, a falta de saneamento básico é responsável pela contaminação dos solos e cursos de água, em função do lançamento direto de lixo e dos resíduos sanitários sem tratamento. A ausência de rede de drenagem das águas das chuvas produz inundações nos ambientes urbanos.

A ausência de saneamento básico dissemina doenças e é um indicador de pobreza de um país. [2]

Possíveis soluções para melhorar o saneamento básico

O elemento mais importante para que o saneamento básico, tão necessário à população, seja melhor é, sem dúvida, o investimento financeiro no setor. Somente com investimentos as estruturas dos serviços do saneamento básico podem alcançar toda a população de forma eficiente e completa.

Nas regiões onde o saneamento básico é uma realidade e alcança a maioria da população, é fundamental que alguns hábitos sejam praticados a fim de que o serviço seja eficiente. Pode-se destacar:

  • separação do lixo orgânico e dos materiais recicláveis pela população ainda nas residências;

  • evitar o desperdício de água tratada;

  • preservar rios e demais cursos de água do lançamento direto do lixo;

  • desenvolver programas de educação ambiental para a população.

Saiba mais: Estresse hídrico — um problema socioeconômico e estrutural

Exercícios resolvidos sobre saneamento básico

Questão 1

(Fatec)

De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em 2021, três em cada dez pessoas em todo o mundo não podiam lavar as mãos com água e sabão em casa durante a pandemia de covid-19.

O documento afirma ainda que, sem uma injeção urgente de dinheiro, bilhões de pessoas em todo o mundo podem continuar sem acesso à água potável, ao saneamento e a serviços de higiene até 2030.

Apesar dos dados alarmantes, o relatório apresentou algumas boas notícias sobre o acesso universal a serviços de água, saneamento e higiene. Entre os anos de 2016 a 2020, o acesso à água potável aumentou de 70% para 74%, os serviços de saneamento subiram de 47% para 54% e instalações de lavagem das mãos com água e sabão passaram de 67% para 71%.

<https://tinyurl.com/msv3sc5r> Acesso em: 21.04.2022. Adaptado.

Analisando os dados trazidos pela reportagem, podemos concluir corretamente que

A) a universalização do acesso à água de maneira adequada acarretará o fim da mortalidade infantil.

B) o acesso à água potável para a população da Terra não é pleno, mesmo com a melhoria verificada nesse acesso.

C) é possível erradicar a covid-19 e aumentar a qualidade de vida das pessoas mais pobres oferecendo a elas acesso adequado a banheiros e a água potável.

D) mais da metade da população da Terra não tem acesso a saneamento básico, que causa a morte de bilhões de pessoas, principalmente no continente europeu.

E) o problema do acesso à água potável aos habitantes da Terra cessaria se a água presente nos oceanos fosse distribuída para as pessoas que não utilizam esse bem, pois essa água é rica em sais minerais.

Resolução:

Alternativa B

O serviço de abastecimento de água tratada é o maior símbolo do saneamento básico. Durante a pandemia de covid-19, as desigualdades econômicas entre pessoas e países tornaram-se mais evidentes.

Questão 2

(Santa Casa) Analise o mapa.

A manifestação espacial analisada nesse mapa possui relação com

A) a densidade demográfica.

B) as zonas climáticas.

C) o envelhecimento da população.

D) a altimetria do relevo.

E) o saneamento básico.

Resolução:

Alternativa E

A ocorrência de endemias e epidemias é mais comum nas regiões onde se verifica a insuficiência ou inexistência do saneamento básico. Água tratada, esgoto e coleta de lixo, quando ofertados de forma eficiente para a população, reduzem a incidência de doenças.

Notas

|1| SNIS - Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento. Panorama do Saneamento Básico no Brasil, 2021 (dados de 2020). Disponível aqui.

Créditos de imagem

[1] Joa Souza / Shutterstock

[2] Joa Souza / Shutterstock

Por: Larissa Mesquita

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Projeção ortogonal
Quem foi Nelson Mandela?
Isomeria óptica
Jean Bodin
Todas as vídeo aulas

Versão completa