Epidemia

Uma epidemia pode ser definida como o aumento significativo de casos de uma determinada doença, superando o número esperado para o período.

Todos os anos agentes de saúde travam uma luta contra o mosquito-da-dengue para evitar uma epidemia
Todos os anos agentes de saúde travam uma luta contra o mosquito-da-dengue para evitar uma epidemia

Frequentemente vemos nos noticiários o surgimento de epidemias em diferentes áreas do planeta. No nosso país, por exemplo, enfrentamos várias epidemias de dengue e também de gripe, doenças que causam a morte de várias pessoas todos os anos. Você sabe quando podemos dizer que estamos enfrentando uma epidemia?

O que é epidemia?

A epidemia pode ser definida como um aumento significativo e inesperado de casos de uma doença em uma região, superando o número de casos esperados para a época. A dengue, por exemplo, já é esperada todos os anos no período das chuvas, entretanto, em alguns locais, ocorre um aumento no número de casos que excede o já esperado. Quando isso acontece, temos uma situação epidêmica.

Como podemos ter certeza de que o aumento no número de casos é uma epidemia?

Para determinar se está ocorrendo ou não uma epidemia, é essencial analisar a taxa de incidência da doença. Para obter esse dado, deve-se dividir o número de novos casos pelo número total de indivíduos da população daquele local. Após calcular essa taxa, é necessário compará-la com as médias anteriores para aquela mesma época do ano e verificar se ela supera o chamado limiar epidêmico, um valor preestabelecido para aquela doença. Caso o valor seja superado, temos uma epidemia. Sendo assim, a epidemia é definida quando a taxa de incidência atual supera o limiar epidêmico.

O que diferencia uma epidemia de uma pandemia?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Denominamos de pandemia uma epidemia que se espalha por mais de um país ou continente, sendo, portanto, uma epidemia com larga distribuição geográfica. Podemos citar como exemplo de pandemia a gripe espanhola, que matou cerca de 20 milhões de pessoas ao redor do mundo nos anos de 1918 e 1919. Outro exemplo muito importante de pandemia é o caso da Aids, que atualmente atinge todos os continentes.

Que fatores atuais favorecem o surgimento de epidemias?

Diversos fatores contribuem para que uma epidemia ocorra, a saber:

  • Fatores econômicos: geralmente as epidemias tendem a ocorrer com mais frequência em locais mais pobres, onde o saneamento básico não é adequado, a água muitas vezes não é tratada e as habitações são precárias. Podemos acrescentar a esse fator a falta de informação da população sobre a forma de transmissão de uma doença, o que pode propiciar uma disseminação rápida.

  • Fatores ecológicos: as alterações climáticas também podem favorecer o aumento de casos de uma enfermidade, uma vez que podem desencadear a proliferação de vetores, como é o caso de mosquitos. Isso também se aplica para áreas poluídas e degradadas, que favorecem o contato dos agentes causadores de doenças com a população.

  • Fatores biológicos: epidemias podem surgir também em locais onde a população está mais suscetível a doenças e apresenta comportamentos que facilitam sua transmissão. Além disso, a mutação no próprio agente etiológico também pode determinar uma maior chance de epidemia.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Aids

Você sabe o que é aids? Clique para entender o que é essa síndrome, como o HIV afeta o corpo e quais são os tratamentos disponíveis para os acometidos.

Coronavírus

Você já ouviu falar sobre os coronavírus? Clique aqui e conheça mais sobre essa família viral, que provoca desde resfriados até síndromes respiratórias graves.

Dengue

Aprenda mais sobre a dengue clicando aqui. Neste texto falaremos sobre a transmissão, os sintomas, o tratamento e a prevenção dessa doença.

Oswaldo Cruz

Acesse o site e conheça a trajetória de Oswaldo Cruz. Acompanhe a sua atuação no combate às doenças tropicais e sua relação com a Revolta da Vacina.

Pandemia

Entenda o que é pandemia e por que é tão fácil uma doença disseminar-se!

Wu Lien-teh

Clique para saber mais detalhes acerca da vida de Wu Lien-teh, médico sino-malaio que ficou conhecido por combater uma epidemia na China.