Polinizadores

Os polinizadores são agentes bióticos ou abióticos responsáveis por transportar o grão de pólen e realizar a polinização.

A abelha destaca-se entre os animais como a principal polinizadora

A polinização é um processo que consiste no transporte de pólen do local de produção até o local onde se encontra a oosfera. Nas angiospermas, esse processo consiste no transporte do pólen da antera até o estigma da flor.

Essencial para a propagação de algumas espécies, a polinização é, portanto, fundamental para a manutenção da biodiversidade. Para que ela ocorra, no entanto, alguns agentes são necessários.

Polinizadores

A polinização ocorre por meio da ação de agentes polinizadores, que garantem o transporte de pólen. Eles podem ser abióticos, como o vento e a água, ou bióticos, como os animais. Nesse último caso, é comum que os agentes estejam procurando alimentos, como o néctar, e acabem transportando o pólen de maneira acidental.

Veja a seguir alguns dos principais polinizadores:

⇒ Animais: Esse tipo de polinização, conhecida como zoofilia, é uma das mais comuns entre as angiospermas. Várias espécies animais estão envolvidas no transporte de pólen, entre as quais, merecem destaque:

- Insetos: A polinização por insetos é conhecida como entomofilia. Entre esses animais, podemos destacar as abelhas, que correspondem ao grupo mais importante de polinizadores que existe, pois são responsáveis por polinizar o maior número de espécies. Além desse grupo, os besouros, moscas e mariposas também estão relacionados ao transporte de pólen nas angiospermas.

- Pássaros: A polinização por pássaros é conhecida como ornitofilia. Geralmente, as plantas polinizadas por aves apresentam uma grande quantidade de néctar, pouco odor e cor muito vistosa.

- Morcegos: A polinização por morcegos é conhecida como quiropterofilia. Normalmente, as flores polinizadas por esses animais são ricas em néctar, porém, são fracamente coloridas.

Portanto, as flores polinizadas por animais apresentam, em geral, atrativos que garantem a visita de polinizadores. Como atrativos, podemos citar o odor, as cores e a produção de substâncias como o néctar.

⇒ Água: A polinização pela água é chamada de hidrofilia. Existem diferentes formas de esse agente transportar o grão de pólen, como ao desprender as flores masculinas e levá-las até as femininas, que ficam presas em pedúnculos florais. Em outras espécies, as flores ficam submersas e o pólen é levado pela correnteza até a parte feminina.

⇒ Vento: A polinização pelo vento é chamado de anemofilia. Esse tipo de polinização ocorre tanto em gimnospermas quanto em angiospermas. Essas plantas, de uma maneira geral, produzem grande quantidade de pólen, uma vez que a liberação desses grãos não é orientada por esse agente, que pode ou não possibilitar o encontro com uma flor feminina. Nas angiospermas, as flores que são polinizadas pelo vento normalmente não apresentam características atrativas, como cheiro, cor ou néctar.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Agricultura
Idade dos Metais
Calor sensível | Calorimetria
O que é criticismo?
Todas as vídeo aulas

Versão completa