Instituto Butantan

O Instituto Butantan surgiu em 1901 e é considerado o principal produtor de imunobiológicos do nosso país. Ele é responsável, por exemplo, por fornecer uma grande quantidade de vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. Várias pesquisas são realizadas no Butantan, e vários cursos são oferecidos, sendo possível, por exemplo, ingressar em programas de mestrado e doutorado nessa importante instituição.

Leia também: Organização Mundial da Saúde (OMS) – atua para garantir o bem-estar da humanidade

Missão e visão do Instituto Butantan

  • Missão

    Pesquisar, desenvolver, fabricar e fornecer produtos e serviços para a saúde da população.

  • Visão

    Estabelecer competências visando a tornar-se o principal fabricante global de produtos biológicos e terapias avançadas.

História do Instituto Butantan

O Instituto Butantan foi fundado em 1901, e tudo começou com um surto de peste bubônica em 1899. A peste bubônica é uma doença causada por uma bactéria, a qual é transmitida por meio da picada de uma pulga. Diante do surto, a administração pública estadual resolveu criar um laboratório para a produção do soro antipestoso. O laboratório, vinculado ao atual Instituto Adolpho Lutz, foi instalado na zona oeste da cidade de São Paulo, na Fazenda Butantan.

O Instituto Butantan foi fundado em 1901. [1]

Em 1901, o instituto foi reconhecido como uma instituição autônoma, sendo chamado de Instituto Serumtherápico — nascia então o Instituto Butantan, o qual recebeu esse nome apenas em 1925. O primeiro diretor foi Vital Brazil Mineiro da Campanha, um médico que tinha seus estudos voltados para os problemas de saúde pública da época.

Função do Instituto Butantan

O Instituto Butantan surgiu em um contexto de surto de peste bubônica, sendo criado com a finalidade de produzir um soro para controlar o problema que se propagava do porto de Santos, em São Paulo. Apesar de, até os dias atuais, o Butantan ser conhecido, principalmente, pela produção de soros e vacinas, essa não é sua única atribuição.

No Butantan, uma série de pesquisas relacionadas, direta ou indiretamente, com a saúde pública são desenvolvidas. A instituição também oferece vários cursos em diferentes níveis de formação, tais como especialização, mestrado e doutorado. Cursos de extensão voltados à formação de profissionais, bem como cursos de aperfeiçoamento de curta duração voltados à comunidade, são oferecidos pelo instituto. É possível, ainda, realizar estágios em nível de iniciação científica na instituição.

Instituto Butantan realiza, também, diversas atividades educacionais e culturais e mantém coleções científicas zoológicas. Exposições permanentes e temporárias podem ser visitadas no espaço, garantindo, dessa forma, maior difusão do conhecimento e aproximando a população do conhecimento científico.

Vacinas e soros do Instituto Butantan

O Instituto Butantan é bastante conhecido pela produção de imunobiológicos (vacinas e soros). As vacinas são importantes para garantir a prevenção de doenças, contribuindo, desse modo, para promover a saúde da população, evitar epidemias e até mesmo promover a erradicação de determinadas doenças.

Os soros, por sua vez, não atuam protegendo a população, sendo utilizados apenas para fins curativos. Os soros produzidos no Butantan são usados contra toxinas de animais peçonhentos e micro-organismos. Vale destacar que todos os produtos feitos pelo Butantan são destinados ao Ministério da Saúde, não sendo possível comprá-los no instituto.

A produção da coronavac fez com que o Instituto Butantan ganhasse destaque nos noticiários do Brasil e do mundo. [2]

Vacinas produzidas pelo Butantan

São vacinas desenvolvidas pelo Butantan:

Vacina influenza sazonal trivalente (fragmentada e inativada)

• Vacina adsorvida hepatite A (inativada)

• Vacina adsorvida hepatite B (recombinante)

Vacina papilomavírus humano tipo 6, 11,16 e 18 (recombinante)

• Vacina raiva (inativada)

• Vacina DTP, DT e dT

• Vacina DTPa

É importante destacar que, além das vacinas citadas, o Instituto Butantan se associou à farmacêutica chinesa Sinovac Biotech para a produção de uma vacina para prevenir a covid-19, uma doença que causou milhares de mortes no Brasil e milhões no mundo. A vacina, conhecida como coronavac, foi a primeira utilizada no Brasil contra a doença, e a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, foi a primeira vacinada.

Leia mais: Coronavírus – responsável por provocar infecções respiratórias, como a covid-19

Soros produzidos pelo Butantan

Os soros fabricados no Butantan são:

  • Soro antibotrópico (pentavalente)

  • Soro antibotrópico (pentavalente) e antilaquético

  • Soro anticrotálico

  • Soro antibotrópico (pentavalente) e anticrotálico

  • Soro antielapídico

  • Soro antiescorpiônico

  • Soro antiaracnídico (Loxosceles, Phoneutria e Tityus)

  • Soro antilonômico

  • Soro antidiftérico

  • Soro antitetânico

  • Soro antibotulínico AB

  • Soro antirrábico

Atrações do Butantan

O Butantan apresenta uma série de atrações que aproximam a população do conhecimento científico.

Apesar de as fábricas do Butantan não serem abertas para visitações, é possível visitar outras partes do instituto e aprender mais sobre ciência, tecnologia e história. O Butantan conta com quatro museus, além de macacário, serpentário, reptilário e até mesmo um parque, no qual é possível contemplar a natureza em meio a uma região urbanizada.

Os museus do Butantan são: Museu Biológico, Museu Histórico, Museu de Microbiologia e o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas. O Museu Biológico foi o primeiro do instituto, e nele é possível ver várias espécies em exposição, como aranhas e escorpiões.

No Museu Histórico, o visitante pode conhecer um pouco da história do desenvolvimento científico brasileiro e do próprio Butantan. No Museu de Microbiologia, é possível aprender mais sobre imunologia e microbiologia. Por fim, o Museu Emílio Ribas é especializado na história da saúde pública. Atualmente este museu é reconhecido como patrimônio cultural de São Paulo.

No macacário é possível observar macacos em exposição que fazem parte de uma colônia mantida pelo Butantan desde 1929. No serpentário é possível conhecer várias serpentes da nossa fauna. No reptilário, por sua vez, pode-se observar diferentes espécies de répteis. Todos os animais mantidos no Butantan estão abrigados em recintos com características adequadas para cada espécie e com um ambiente que se assemelha ao de seu habitat.

Créditos editoriais

[1] Horus2017 / Shutterstock.com

[2] Rafael Serathiuk / Shutterstock.com

[3] Luiz Barrionuevo / Shutterstock.com

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

O que são ventos alísios e contra-alísios?
Peste negra
Associação de resistores em paralelo
Ética e Justiça no Enem: como esse tema é cobrado?
Todas as vídeo aulas

Versão completa