Como analisar um heredograma?

O heredograma é uma esquematização que mostra a relação de parentesco e as características de alguns indivíduos.

Analisar um heredograma pode ser simples

O heredograma é uma representação das relações de parentesco. Cada símbolo representa um indivíduo e suas características. Frequentemente, temos que analisar esses heredogramas em questões de genética para descobrir os genótipos e fenótipos de cada indivíduo. Observe como é simples a resolução desses problemas:


Observe os indivíduos deste heredograma

Os indivíduos pintados de preto possuem uma doença que desejamos saber se é determinada por um alelo recessivo (a) ou dominante (A).

O primeiro passo é observar todos os casais do heredograma. O primeiro casal, por exemplo, é representado por dois indivíduos normais e uma filha portadora da doença.


Observe o primeiro casal com indivíduos normais e a filha portadora

Neste caso, já é possível determinar se a doença é dominante ou recessiva. Lembre-se de que apenas indivíduos heterozigotos podem ter um filho com características diferentes das apresentadas por eles, logo a mãe possui genótipo Aa e o pai também é Aa. A filha apresenta genótipo aa, assim como todos os outros indivíduos afetados. Podemos concluir, então, que a doença é determinada por um alelo recessivo.

Observe agora o segundo casal:


Observe o segundo casal, em que a mulher é afetada e o homem e a filha não

Como a mãe é portadora da doença e apresenta genótipo aa, sua filha deverá herdar um de seus alelos recessivos. Como a filha é normal, seu genótipo é Aa, sendo que o alelo a veio de sua mãe. O pai é normal, entretanto é impossível determinar se ele é AA ou Aa, pois não temos os genótipos de seus pais.

Observe agora o terceiro e último casal:


Observe o terceiro casal, em que o homem é portador, assim como seu filho

Já sabemos o genótipo do pai, entretanto, a mãe permanece incógnita. Por ser um indivíduo normal, filha de pais heterozigotos, ela poderia ser AA ou Aa. Mas observe que seu filho é aa, então um a veio do pai e o outro, da mãe. A mãe é, portanto, Aa.

Por fim, restou apenas o filho do primeiro casal, que pode ser AA ou Aa, pois é um indivíduo normal, filho de pais heterozigotos. Esse indivíduo também não terá seu genótipo informado, pois não possui descendentes. Só podemos concluir que ele possui um alelo A.


Observe que a análise foi concluída

Viu só? A análise de um heredograma é simples, basta ter atenção em alguns detalhes.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Guerra dos Trinta Anos (1618-1648)
Ciclo Reprodutivo das Angiospermas
Óptica no Enem: como esse tema é cobrado?
Montesquieu
Todas as vídeo aulas

Versão completa