Cáries

A cárie é uma doença bacteriana que causa destruição dos tecidos dentais. A má escovação é a principal causa do aparecimento de cáries nos dentes.

Escovação precária, falta de flúor em cremes dentais e na água, e falta de visitas ao dentista são os principais causadores das cáries.

A cárie é uma deterioração do dente causada pela destruição dos tecidos dentais por bactérias. É considerada uma doença transmissível e infecciosa de origem bacteriana.

Quando a escovação não é bem feita, ficam nos dentes resíduos de comida. As bactérias atacam esses resíduos formando a placa bacteriana. Essas bactérias transformam os açúcares dos resíduos alimentares em ácidos que corroem os dentes, fazendo um pequeno buraco, a cárie. Dependendo do local da lesão, a pessoa pode ou não sentir dor em intensidades variadas.

A cárie pode surgir em qualquer local no dente: na superfície, entre os dentes ou em restaurações. Às vezes problemas na gengiva deixam as raízes do dente expostas, e a má escovação e restos de comida levam a cárie a se instalar naquele local.

Primeiramente a cárie atinge o esmalte dentário, uma camada superficial do dente. Sem tratamento, ela chega até a dentina, camada intermediária do dente. Se continuar progredindo, a cárie pode chegar até a polpa do dente, uma camada repleta de nervos e vasos sanguíneos. Quando na polpa dentária, a cárie irá causar infecção e consequente dor. Às vezes a infecção chega à raiz e há casos em que é preciso extrair o dente.


Esquema mostrando as partes do dente

A má escovação é a principal causa do aparecimento de cáries nos dentes. O flúor, o cálcio e o xilitol (açúcar) inibem a ação das bactérias. O adulto com xerostomia (boca seca) é mais propenso a apresentar cáries.

Para prevenir a cárie devemos ter os seguintes hábitos:

  • Fazer uma escovação bem feita no mínimo três vezes ao dia;
  • Passar fio dental para remover os resíduos de alimentos que ficam entre os dentes e a placa bacteriana;
  • Ir ao dentista regularmente;
  • Escovar os dentes após toda e qualquer refeição;
  • Utilizar creme dental que contenha flúor;
  • Beber água fluorada.
Por: Paula Louredo Moraes

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Tipos de argumento para redação | Argumento por citação de autoridade
Funções: o que você precisa revisar para o Enem?
Respiração celular: cadeia respiratória
Reações de eliminação
Todas as vídeo aulas

Versão completa