Candomblé

O candomblé chegou ao Brasil por volta do século XVI e XIX, por isso é considerada uma religião afro-brasileira.

Candomblé
Candomblé

O candomblé chegou ao Brasil no por volta do século XVI e XIX, com o tráfico de escravos negros da África Ocidental.

Religião afro-brasileira que cultua os orixás, deuses das nações africanas de língua ioruba dotados de sentimentos humanos, como ciúme e vaidade.

Para sobreviver às perseguições, os adeptos passaram a associar os orixás aos santos católicos, em um processo chamado de sincretismo religioso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como por exemplo; Iemanjá que é associada a Nossa Senhora da Conceição.

As cerimônias ocorrem em templos chamados terreiros. As celebrações, as invocações e os cantos são feitos na língua africana ao som de tambores.

No templo é realizada a lavagem simbólica da escadaria da igreja, com água perfumada e flores.

Por: Keilla Costa

Artigos relacionados

Congada

Clique aqui e saiba o que é congada. Conheça a origem dessa manifestação, onde e quando ocorre e sua tradição no Brasil.

Diferença entre o Candomblé e a Umbanda

Neste texto você conhecerá um pouco sobre o candomblé e a umbanda e as principais diferenças entre essas duas religiões. Apesar de ambas as religiões terem nascido no Brasil, elas possuem características específicas. Conheça as vertentes do candomblé e algumas das entidades da Umbanda.

Umbanda

Clique no link para saber sobre a umbanda, religião de origem afro-brasileira. Entenda como ela se caracteriza e como se originou. Confira suas entidades e orixás.