Série triboelétrica

A série triboelétrica é uma listagem daqueles materiais que, durante a eletrização por atrito, ficam carregados positivamente até os que ficam carregados negativamente.

Já houve algum dia em que você penteou os cabelos secos e depois percebeu que eles estavam eletrizados? Você aproximava o pente de plástico dos cabelos, e seus fios eram atraídos por ele?

Isso acontece porque toda matéria é formada por átomos que possuem cargas positivas (prótons) e negativas (elétrons). No estado fundamental, a matéria é neutra, ou seja, a quantidade de prótons é igual à quantidade de elétrons. Mas os elétrons podem ser transferidos quando dois objetos diferentes são atritados.

Quando passamos o pente de plástico nos cabelos, por exemplo, ocorre transferência de elétrons, de modo que o cabelo fica carregado positivamente (perdeu elétrons e ficou com mais prótons), e o pente fica carregado negativamente (ganhou elétrons). Assim, visto que eles possuem cargas contrárias, há atração entre o cabelo humano e o plástico do pente quando aproximados.

Mas como sabemos que foi o cabelo que transferiu elétrons para o pente e não o contrário?

Bem, existe uma lista que ajuda a determinar essa ocorrência, trata-se da série triboelétrica. Essa série ordena os materiais que se eletrizam por atrito quanto à tendência que possuem de perder elétrons, ou seja, quanto à facilidade de ficarem carregados positivamente.

Observe a seguir a série triboelétrica:

Materiais com tendência de ficarem positivos até os que possuem tendência de se tornarem negativos na eletrização por atrito

Materiais com tendência de ficarem positivos até os que possuem tendência de se tornarem negativos na eletrização por atrito

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim, se eletrizarmos um material mostrado na parte de cima da série com um material mostrado na parte de baixo, o material de cima ficará eletrizado positivamente e o material de baixo ficará eletrizado negativamente. Veja que o cabelo humano está na parte de cima, e o pente pode ser feito de borracha dura ou de algum polímero, que são materiais que estão listados mais na parte de baixo.

Observe também que o material que possui maior tendência de perder elétrons por atrito, ficando carregado positivamente, é a pele humana seca. É por isso que quem possui pele seca, algumas vezes, leva “choques” leves ao encostar em alguns objetos, principalmente se a pessoa estiver usando uma roupa de poliéster, que é um material com tendência de ganhar elétrons por atrito.

O âmbar é uma resina fossilizada que era excretada por algumas árvores. Quando ele é atritado com algum pedaço de lã, fica eletrizado e atrai objetos leves. Por meio da série triboelétrica, sabemos que o âmbar fica carregado negativamente, e a lã, positivamente.

Escorpião dentro de âmbar, uma resina fossilizada

Escorpião dentro de âmbar, uma resina fossilizada






Aproveite para conferir nossas videoaulas sobre o assunto:

Escovar os cabelos secos com pente de plástico duro pode causar eletrização por atrito

Escovar os cabelos secos com pente de plástico duro pode causar eletrização por atrito

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

A Composição do Átomo

As partículas principais que fazem parte da composição do átomo são: elétrons, prótons e nêutrons.

Constituição da Matéria

Como é constituída a matéria.

Modelo atômico de Thomson

Conheça o modelo atômico de Joseph John Thomson.