<

Gás Criptônio

Gás Criptônio
Gás Criptônio

O termo Krípton vem do grego e significa oculto, ele foi empregado para nomear o elemento Criptônio por uma razão bem simples, o gás é extremamente raro na atmosfera terrestre (1 ppm - partes por milhão).

Obtenção de criptônio:

O criptônio pode ser obtido através da extração e posterior destilação fracionada de gases vulcânicos e águas termais; o que não consiste em um processo simples.

Em se tratando de locais fora de nosso planeta, estudos constataram a presença de 0,3 ppm de Criptônio na atmosfera do planeta Marte. Digamos que esse é um local de difícil acesso, portanto o gás continuará em pequenas proporções na Terra.

Localização e propriedades na tabela periódica:

O criptônio, cujo símbolo é Kr, pertence à família dos gases nobres, ou família 18 A. Seu número atômico é 36 e sua massa atômica 83,8 u.


Aplicação do gás:

Assim como outros membros da família dos gases nobres, o criptônio é utilizado como componente na obtenção de lâmpadas incandescentes e fluorescentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Líria Alves

Artigos relacionados

De onde vem o hélio para encher balões?

Descubra onde conseguimos o hélio para encher os balões em festas infantis, quais são as fontes de obtenção desse elemento na Terra e se um dia esse gás pode acabar.

Gás Argônio

Clique aqui e aprenda mais sobre a classificação e utilização do gás argônio!

Gás Hélio

Clique aqui e conheça as características e aplicações do gás hélio!

Gás Xenônio

Conheça as características físicas do gás xenônio.

Nitrogênio

Conheça todas as características relacionadas ao elemento nitrogênio e seus compostos, tais como fontes, obtenção, aplicações e importância.

Teoria Cinética dos Gases ou Teoria do Gás Ideal

As principais características físicas dos gases são definidas pela teoria cinética dos gases ou teoria do gás ideal.