O coletivo de alguns numerais

Representa uma multiplicidade de seres da mesma espécie
Representa uma multiplicidade de seres da mesma espécie

Atendo-nos a uma concepção inicial, o termo “coletivo” parece não se adequar ao assunto em questão, uma vez que estamos familiarizados com a ideia de que tal característica se refere somente aos substantivos.

Contudo, assim como tantas outras classes de palavras, os numerais não ficam aquém dos fatos, uma vez constituídos de traços que os demarcam entre as demais. Traços esses relacionados à flexão de número e gênero, tendo em vista o contexto linguístico em que são empregados, como também a um aspecto extremamente relevante: o fato de um numeral, expresso sob a forma singularizada, representar uma multiplicidade de elementos da mesma espécie, assemelhando-se aos substantivos.

Assim sendo, no intuito de nos tornarmos conhecedores dessa ocorrência linguística, focalizaremos nossa atenção nos pressupostos subsequentes, expressos por meio da tabela em evidência:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos relacionados

Conjunção

Atenha-se aos traços que demarcam esta classe gramatical.

Interjeição

Constate acerca das características referentes a esta classe gramatical.

Preposição

A preposição é classificada de duas maneiras: essenciais e acidentais. Confira!

Pronomes Pessoais

Conheça os pronomes pessoais existentes em língua portuguesa e aprenda as funções exercidas por eles no enunciado.

Pronomes de tratamento

Neste artigo você vai encontrar tudo sobre os pronomes de tratamento, usados para designar as formas de tratamento entre os interlocutores.

Pronomes possessivos

Aprenda mais sobre os pronomes possessivos, entendendo como se dá sua flexão em gênero e número. Veja também os contextos em que esses pronomes são usados.

Substantivo

Aprenda mais sobre o substantivo e suas classificações. Veja como funcionam suas variações de gênero, número e grau. Resolva os exercícios sobre o tema.

Um Mil

“Um mil” é um modo incorreto de se grafar essa expressão.