Fonologia

Pare e pense:

Que tal uma seção destinada a você, cujo intuito é fazer com que apreenda acerca da forma como as sílabas se separam; acerca da maneira como as sílabas se classificam segundo a posição daquela que se mostra pronunciada de modo mais evidente; sobre a classificação que as palavras recebem segundo a separação das sílabas que a compõem, enfim...

Pensou, sim? Pois bem, ao proceder dessa forma, assim como ocorre em várias outras circunstâncias em que se pega imaginando acerca de um assunto para depois proferi-lo, saiba que dois processos ocorrem em sua mente: um relacionado à materialidade da palavra, ou seja, à constituição propriamente dita (por meio de letras e fonemas) e outro relacionado à imagem representada por uma determinada palavra. Interessante, não?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Portanto, sinta-se à vontade para ampliar ainda mais seu conhecimento mediante todas as elucidações que aqui se encontram inteiramente a seu dispor, haja vista que prazerosamente (ou seria prazeirosamente?) buscamos levar até você todos os aspectos que norteiam esse nosso rico e estimável idioma.

Nesse sentido, ao se ater a esta SEÇÃO, além de descobrir por que essa palavra possui duas sílabas; classifica-se como uma oxítona, razão pela qual é acentuada; caracteriza-se como uma palavra dissílaba; compõe-se de um ditongo decrescente – demarcado por uma vogal + uma semivogal e, foneticamente, figura-se representada por [sesãw], irá se inteirar de muitos, muitíssimos outros detalhes, sabe como?

Apenas clicando e aproveitando essa imperdível oportunidade, é claro, sem nenhum empecilho (ou seria impecilho?

Uma das competências atribuídas à fonologia é o estudo das palavras segundo os aspectos sonoros de que delas fazem parte

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos de Fonologia

Articulações da língua

As articulações da língua se subdividem em primeira e segunda. Vale a pena conhecer as características de cada uma delas, bastando para isso apenas um clique!

Classificação das consoantes

Neste artigo você vai estudar a respeito das consoantes e suas classificações quanto à função, ao modo e ao ponto de articulação.

Classificação das palavras quanto à tonicidade

Em apenas um clique, torne-se um (a) conhecedor (a) deste assunto!

Classificação das palavras quanto ao número de sílabas

Leia este artigo e saiba mais sobre a classificação das palavras quanto ao número de sílabas, isto é, em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

Consoantes

Leia este artigo sobre as consoantes da Língua Portuguesa e amplie seus conhecimentos sobre esses fonemas.

Dígrafos

Você sabe o que são dígrafos? Então, que tal aprimorar seus conhecimentos acerca desse fato linguístico? Para tanto, é clicar e conferir!

Ditongo

Aprenda sobre como se estrutura o encontro vocálico conhecido como ditongo e saiba quais são as suas classificações.

Encontros vocálicos e Encontros consonantais

Interaja-se com as características que a eles se referem!

Fonemas

Neste artigo você vai aprender tudo sobre os fonemas, as menores unidades sonoras das palavras de uma língua. Vamos lá?

Monossílabos átonos e tônicos

Dependendo da tonicidade com que são pronunciados, os monossílabos podem se classificar em átonos e tônicos. Certifique-se dos traços que os demarcam clicando aqui!

O que é tritongo?

Saiba o que é tritongo e conheça a estrutura desse encontro vocálico que ocorre em uma mesma sílaba.

Sílaba e Divisão silábica

Atenha-se a algumas peculiaridades que a elas se relacionam!

Silabada

Os sons das palavras: Clique e saiba mais sobre a silabada, um vício prosódico comum na língua portuguesa.

Vogais

Leia este artigo e aprenda tudo sobre as Vogais e sua relevância para a formação das sílabas e palavras da nossa língua.