Provas do Enem 2022 começam a ser aplicadas neste domingo (13)

Milhões de estudantes de todo o Brasil participem do exame educacional

Por: Érica Caetano
13/11/2022 04h00
Provas do Enem começam pontualmente às 13h30
Provas do Enem começam pontualmente às 13h30

Enem 2022, a maior prova brasileira de educação, tem início neste domingo, 21 de novembro. Todos os inscritos na edição impressa e na digital participam do exameeducacional. A estimativa é que milhões de estudantes façam os testes em todas as partes do país.

Hoje, primeiro dia de provas, os participantes deverão elaborar uma redação, no formato de texto dissertativo-argumentativo, e responder 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 questões de Ciências Humanas.

Saiba o que esperar do 1º dia de provas do Enem

As provas começam às 13h30, mas os portões serão abertos às 12h, para evitar aglomerações. Os inscritos precisam ficar atentos ao horário, uma vez que os portões serão fechados, pontualmente, às 13h. O exame termina às 19h.

O que levar ao Enem 2022

No dia das provas do Enem 2022, os estudantes devem levar os seguintes itens:

  • Documento de identificação oficial com foto

  • Caneta esferográfica transparente com tinta preta (somente será aceita essa cor)

  • Garrafa de água e algum lanche

Também será permitido levar celular, mas, assim que o aluno ingressar na sala, deverá desligá-lo e colocá-lo em um evelope que será lacrado pelo fiscal de sala.

Atenção: conforme a organização do Enem, caso o celular toque durante a prova, o candidato será eliminado.

Itens de chapelaria como gorro, chapéus e bonés, e óculos escuros são proibidos. Também não se devem levar livros, apostilas, material eletrônico, iPads, entre outros. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba o que levar e não levar para o Enem

Correção comentada

Prepara Enem fará a correção comentada das provas do Enem 2022 junto com o seu parceiro, Brasil Escola. Ela acontece de forma gratuita e em tempo real. As respostas serão publicadas após o fim da aplicação do exame educacional.

A correção comentada, que ocorrerá em parceria com o Poliedro Educação, será divulgada nesta página e nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.

2ª dia do Enem 2022

As provas do Enem 2022 continuam a ser aplicadas no próximo domingo, 20 de novembro. Mas, desta vez, o horário do exame será das 13h30 às 18h30.

Os inscritos deverão responder 45 questões objetivas de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza.

Tópicos deste artigo

Resultado

Os gabaritos das provas do Enem 2022 devem sair no dia 23 de novembro. Já a data do resultado ainda não foi divulgada.

Com as notas do Enem em mãos, os participantes podem concorrer a vagas no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni), e financiar os estudos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Mais informações pelo site do Inep e pelo 0800 616161.

Artigos relacionados

Insegurança alimentar é tema da redação da reaplicação do Enem 2022

Insegurança alimentar é o tema da redação da reaplicação do Enem 2022. A informação foi divulgada pelo Inep na tarde de hoje, 10 de janeiro.