Inep recebe pedidos de isenção de taxa do Enem 2021

Participantes têm até o dia 28 de maio para solicitação. Justificativa de ausência também pode ser feita.

Por: Giullya Franco
17/05/2021 13h56 , atualizado em 17/05/2021 14h05

Na manhã desta segunda-feira, 17 de maio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu o período para as solicitações de isenção de taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Prazo vai até o dia 28 de maio.

Solicite a isenção do Enem 2021

Os pedidos são feitos na Página do Participante e para conseguir o benefício da gratuidade no Enem 2021, os interessados precisam se encaixar nos seguintes critérios: 

  • Estar matriculado no último ano do ensino médio de escolas públicas em 2021;
  • Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou particulares com bolsas integrais, que tenham renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família;
  • Inscritos no CadÚnico do Governo Federal com Número de Identificação Social (NIS) próprio (renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família ou total de três salários mínimos).

Veja também: Como conseguir isenção no Enem

Justificativa de Ausência

O Inep também vai receber no mesmo período as justificativas de ausência do Enem 2020. A justificativa deve ser feita pelas pessoas que ganharam a isenção da taxa no Enem 2020, mas não participou das provas e deseja obter o benefício novamente no Enem 2021. Entre os motivos aceitos como justificativa estão:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Assalto ou furto;
  • Acidente de trânsito;
  • Casamento ou União Estável;
  • Morte na família;
  • Maternidade ou paternidade;
  • Acompanhamento de cônjuge ou companheiro;
  • Privação de liberdade;
  • Internação ou repouso médico ou odontológico;
  • Trabalho ou deslocamento a trabalho;
  • Intercâmbio acadêmico;
  • Atividade curricular.

Resultado

No dia 9 de junho serão divulgados os resultados de isenção e justificativa. Quem desejar apresentar recursos poderá fazer a solicitação entre os dias 14 e 18 de junho. O Inep deve liberar a resposta no dia 25 de junho. 

Tópicos deste artigo

Inscrição no Enem 2021

O período de inscrição no Enem 2021 será realizado de 28 de junho a 9 de julho. Na última semana havia a especulação de que o Enem 2021 só seria aplicado em 2022 por problemas com orçamento para o exame.

Mais: Saiba como se inscrever no Enem

No entanto, com a divulgação das datas de inscrição, o Inep informou que pretende realizar o exame este ano e que em breve o edital com datas e demais informações sobre o Enem 2021 deve ser divulgado.

O valor da taxa de inscrição será liberado junto ao edital. Mesmo os participantes que forem beneficiados com a isenção devem realizar a inscrição no exame.

Para mais informações acesse o edital de isenção.

Artigos relacionados

Como conseguir a isenção da taxa de inscrição do Enem

Saiba como solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem e quem pode fazer o pedido. Tire suas dúvidas sobre o processo de isenção.

Confira o edital com as datas da isenção do Enem 2021

O edital com as datas de isenção da taxa do Enem 2021 já está disponível para consulta. Prazo será o mesmo para justificativa de ausência do exame de 2020.

Inscrições do Enem 2021 estão abertas

As inscrições do Enem 2021 foram abertas na manhã de hoje, 30 de junho. Prazo segue até 14 de julho e a taxa é de R$ 85.

MEC divulga cronograma do SiSU, ProUni e Fies do 2º semestre de 2021

O MEC já divulgou as datas da segunda edição de 2021 do SiSU, do ProUni e do Fies.

Provas do Enem 2021 serão em novembro e inscrições começam em junho

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, divulgou em seu perfil no Twitter as datas de inscrições e provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.