Índios

Quando os portugueses chegaram em terras brasileiras, havia cerca de 5 milhões de moradores, esses moradores foram chamados de índios.

São chamados índios os habitantes brasileiros que foram descobertos por portugueses que chegaram à região para colonizá-la no século XVI. Segundo os tupi-guaranis, os índios se originaram dos anciães que os fizeram com o objetivo de guardarem a terra.

Em 1500, os índios eram selvagens que viviam da agricultura, caça e pesca. Não possuíam classes sociais e nem prioridades. Destacavam-se somente duas pessoas: o cacique que tinha a função de organizar, orientar e chefiar os demais e o pajé que através do conhecimento obtido realizava rituais e transmitia mensagens dos deuses desempenhando o papel de sacerdote dos demais.

Eram aproximadamente cinco milhões de índios na época em que foram encontrados pelos colonizadores, mas esse número caiu para 200.000 por causa da violência que sofreram devido à falta de conhecimento, doenças adquiridas por causa das violações sofridas por parte dos brancos e por causa da escravização.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Utilizavam a pintura corporal como forma de dignidade humana, com desenhos geométricos e complexos para mostrar equilíbrio interior, usavam o vermelho do urucum, o negro esverdeado do jenipapo e o branco da tabatinga.

Com o passar do tempo, o território indígena foi sendo ocupado por brancos e muitos de seus costumes e valores foram substituídos pela cultura portuguesa, que mandavam padres para catequizar os índios.
Hoje, tentam de todas as formas manter seu espaço separado da civilização, seus costumes herdados pelos antepassados e a forma de vida que complementam sua cultura.

Índios - os primeiros habitantes da América

Índios - os primeiros habitantes da América

Por: PrePara Enem

Artigos relacionados

09 de agosto – Dia Internacional dos Povos Indígenas

A criação do Dia Internacional dos Povos Indígenas proporcionou debates para a garantia dos direitos humanos aos indígenas. Clique e saiba mais!

Índios do Brasil

Saiba mais sobre a história dos índios do Brasil desde os descobrimentos, em 1500, até os dias atuais, e conheça mais sobre a influência da sua cultura para a formação da sociedade brasileira.