Transporte Fluvial

Barcos e navios realizam o deslocamento de passageiros e mercadorias sobre o rio
Barcos e navios realizam o deslocamento de passageiros e mercadorias sobre o rio

O deslocamento de pessoas, animais, mercadorias e matérias-primas pode ser realizado através de navegações em rios, sendo caracterizado como transporte fluvial. Essa alternativa é utilizada há vários anos e o desenvolvimento da engenharia proporcionou a construção de hidrovias em várias partes do planeta.

Esse meio de transporte consiste em uma modalidade de transporte aquaviário, responsável pelo deslocamento de passageiros e mercadorias em barcos, navios ou balsas, que se deslocam sobre rios, lagos e canais artificiais. As rotas de tráfego aquático são determinadas por meio das hidrovias.

Alguns rios apresentam características propícias para a navegação, não havendo necessidade de correções. Por outro lado, algumas bacias hidrográficas possuem rios de planalto e encachoeirados, fatos que dificultam a instalação de hidrovias. Contudo, o desenvolvimento tecnológico empregado nas obras de engenharia tem proporcionado a navegação em alguns lugares com aspectos físicos desfavoráveis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O transporte fluvial é bem mais barato e menos poluente se comparado ao ferroviário e ao rodoviário. Ele é extremamente eficaz para o transporte de cargas pesadas, visto que sua capacidade de armazenamento é muito grande. Porém, em casos de vazamentos de carga, sobretudo de produtos como o petróleo, ocorre a poluição hídrica e a morte de espécies aquáticas.

Apesar do potencial de navegação das bacias hidrográficas do Brasil, o transporte fluvial responde por apenas 13% da matriz de transporte do país. As hidrovias são bastante utilizadas para o deslocamento interno de mercadorias no Japão e nos Estados Unidos da América (EUA).
 

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos relacionados

25 de setembro - Dia Nacional do Trânsito

Saiba mais sobre a origem do Dia Nacional do Trânsito. Leia sobre o atual cenário do trânsito brasileiro. Veja exemplos de boas práticas adotadas no trânsito.

Canal de Suez

Amplie os seus conhecimentos sobre o Canal de Suez. Clique aqui e leia sobre essa que é uma das rotas comerciais mais importantes da atualidade.

Canal do Panamá

Canal do Panamá: saiba mais sobre essa grandiosa obra que influenciou o comércio marítimo internacional.

Transporte Aéreo

O transporte aéreo tornou-se uma das principais opções para a locomoção de passageiros. Clique e confira!

Transporte Ferroviário

Meio de transporte importantíssimo durante a Revolução Industrial.

Transporte Hidroviário no Brasil

As características do transporte hidroviário no Brasil e as questões referentes ao baixo investimento nesse tipo de infraestrutura.

Transporte Rodoviário

Modalidade de transporte mais utilizada no Brasil.