Macrocefalia Urbana

A macrocefalia urbana representa o inchamento dos espaços urbanos em razão da concentração das atividades econômicas e sociais.

A palavra “macrocefalia” advém do grego Makros, que significa “grande”, e Kephale, que significa “cabeça”. Assim sendo, macrocefalia urbana representa a concentração das atividades nas regiões centrais, as “cabeças” das atividades produtivas na divisão territorial do trabalho entre as cidades. Trata-se da concentração urbana e populacional de uma determinada região em uma única capital ou metrópole.

Um exemplo de macrocefalia urbana é o estado de São Paulo, cuja capital e sua região metropolitana concentram mais da metade de seus 40 milhões de habitantes, além de apresentar as principais estruturas sociais e econômicas. Dados do Censo Demográfico do IBGE de 2010 revelam que pouco mais de 20 cidades concentram a maior parte das atividades demográficas e produtivas do país, que conta com mais de 5500 municípios.

A macrocefalia urbana está diretamente vinculada a dois fenômenos geográficos: êxodo rural e metropolização, ambos muito intensos no século XX. O primeiro representa a migração em massa da população do campo para a cidade e manifesta-se em função da industrialização dos centros urbanos e da mecanização do campo. O segundo ocorre com a formação de uma rede de cidades composta por uma metrópole e suas cidades-satélites que formam o seu entorno e elevam a concentração populacional.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esses fenômenos propiciaram uma urbanização extremamente acelerada tanto no Brasil como nos demais países subdesenvolvidos e emergentes, o que desencadeou uma série de problemas sociais. Isso ocorre em virtude de a instalação de infraestruturas no espaço da cidade não acompanhar a velocidade do crescimento desordenado desta.

Fala-se então da saturação do espaço urbano, pois as cidades são incapazes de absorver, tanto geograficamente quanto economicamente, os quantitativos populacionais que lhe são creditados, o que proporciona o surgimento de favelas, cortiços, habitações precárias e irregulares, além de outros sintomas sociais, como falta de mobilidade, transportes públicos inaptos etc.

Para combater esses problemas, além de um adequado planejamento urbano, é preciso uma maior intervenção pública sobre os fatores de localização industrial e das demais atividades produtivas, promovendo a democratização dos espaços e a expansão dos serviços. Isso até vem acontecendo nos últimos anos, mas não de forma suficiente para melhor estruturar a divisão territorial do trabalho no Brasil.

O crescimento desordenado das cidades expressa suas contradições no espaço urbano

O crescimento desordenado das cidades expressa suas contradições no espaço urbano

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Clima urbano

Confira aqui as particularidades do clima urbano, como a inversão térmica e as ilhas de calor, consequências das ações humanas sobre o meio.

Conurbação e regiões metropolitanas

Entenda as definições e as relações entre os processos de conurbação e formação de regiões metropolitanas.

Favelização

Entenda o que são as favelas e quais são os fatores associados à ocorrência do processo de favelização nos grandes centros urbanos.

Metropolização

O que é metropolização e quais as suas consequências e características? Leia e entenda!

Migração pendular

Clique aqui e saiba o que é migração pendular, um deslocamento diário que ocorre nas grandes metrópoles.

Mobilidade urbana

Entenda o que é a mobilidade urbana e os desafios que o Brasil e o mundo enfrentam no cerne dessa complexa questão.

Problemas Ambientais Urbanos

Conheça os principais problemas ambientais urbanos, bem como suas causas e ocorrências.

Problemas sociais urbanos no Brasil

Conheça os principais problemas sociais urbanos no Brasil, processos que dificultam o bom desenvolvimento do espaço geográfico das cidades.

Problemas urbanos

Entenda o que (e quais) são problemas urbanos. Saiba as principais causas dos problemas urbanos. Aprenda possíveis soluções para problemas urbanos.

Segregação socioespacial

Saiba como se configura e quais são os fatores da segregação socioespacial.

Urbanização Mundial

Conheça o processo de urbanização mundial e os fatores que o motivaram.

Urbanização no mundo subdesenvolvido

As características, causas e problemas da urbanização no mundo subdesenvolvido.

Êxodo rural

Entenda o que é o êxodo rural, bem como suas causas e consequências. Veja também como ele acontece no Brasil.