Aspectos Físicos de Alagoas

Localização, relevo, clima, vegetação e hidrografia são alguns dos aspectos físicos de Alagoas abordados nesse texto. Esse estado possui extensão territorial de 27.779,343 quilômetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 0,33% da área total do país, sendo o segundo menor estado brasileiro.

Situado na Região Nordeste do Brasil, o território de Alagoas limita-se ao sul com Sergipe, a oeste com a Bahia e ao norte com Pernambuco, além de ser banhado a leste pelo Oceano Atlântico. O estado possui cerca de 230 quilômetros de litoral, com belas praias de areia branca e lagoas.

O relevo alagoano é caracterizado por planícies litorâneas, planalto na porção norte e depressão no centro. A maior parte do relevo não ultrapassa os 300 metros de altitude, e o ponto mais elevado é a serra Santa Cruz, que atinge 844 metros acima do nível do mar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro aspecto físico de Alagoas é o clima. Predominam dois tipos climáticos: tropical úmido e semiárido. O primeiro, marcado por índices pluviométricos (chuvas) mais elevados, atua nas regiões litorâneas. Já o semiárido, caracterizado pela irregularidade das chuvas, predomina no interior do estado. A temperatura varia entre 18 °C e 26 °C.

A vegetação, assim como o clima, varia de acordo com a região do estado. Na Zona da Mata, é possível encontrar mata Atlântica e mangues litorâneos. No Agreste e no Sertão alagoano, a cobertura vegetal predominante é a caatinga. A rede hidrográfica, por sua vez, é composta pelos rios Capiá, Ipanema, Moxotó, Mundaú, Paraíba do Meio, São Francisco, entre outros.
 

Litoral de Alagoas

Litoral de Alagoas

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos relacionados

População de Alagoas

Clique aqui e conheça alguns dados sobre a população de Alagoas!