África Branca

Mapa dos países que compõem a África Branca
Mapa dos países que compõem a África Branca

Na regionalização da África baseada em fatores étnicos e culturais, o continente foi geograficamente dividido em África Branca e África Negra ou Subsaariana.

A África Branca – também conhecida como África do Norte ou Setentrional – é a porção do continente que se localiza acima do Saara, marcada pela predominância de povos brancos, de origem caucasoide, e pela hegemonia do islamismo. É composta pelos seguintes países: Egito, Líbia, Tunísia, Argélia, Marrocos, Saara Ocidental e Mauritânia.

A população dessa região é superior a 160 milhões de habitantes, equivalendo a menos de 20% de toda a população africana. Os principais troncos étnicos são os israelitas, os camitas e os turcos. O clima predominante é o desértico, excetuando-se as zonas litorâneas e as proximidades de grandes rios.

Em muitos aspectos, essa região é comparada ao Oriente Médio que, em algumas abordagens, inclui também o norte da África. Tais semelhanças ocorrem em virtude da proximidade entre os países árabes da Ásia e os africanos, separados apenas pelo Canal de Suez.

As semelhanças entre as duas regiões estão nos troncos étnicos, na religião, nos idiomas, em alguns costumes e até mesmo no clima. As economias também são um ponto em comum, uma vez que se baseiam na exportação de petróleo e na prática do turismo. Outra questão são os frequentes conflitos territoriais que acontecem em ambas as faixas regionais, a exemplo dos recentes eventos que demarcaram a Primavera Árabe.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Historicamente, essa região surgiu do domínio do Império Romano após a conquista da cidade de Cartago, que se localizava em uma região muito próxima ao que hoje é a cidade de Túnis, capital da Tunísia. Cartago passou, então, a ser a sede administrativa de uma província romana chamada África, que mais tarde veio dar nome a todo o continente. A partir dos séculos VII e VIII, foram os árabes que exerceram o domínio sobre o norte africano, deixando como legado o idioma árabe e o islamismo.

No que se refere ao relevo e à Geografia Física, a África Branca apresenta três áreas: o Magreb, o Saara e o Vale do Nilo. A primeira localiza-se na faixa oeste, a segunda estende-se do Oceano Atlântico ao Mar Vermelho e a terceira estende-se ao longo de todo o Nilo, nas terras do Sudão e do Egito.

Essa região protagonizou o início da chamada Primavera Árabe, que delineou a derrocada de algumas ditaduras militares que persistiam no poder há vários anos. O primeiro país a realizar a sua revolta popular foi a Tunísia, em dezembro de 2010, revolta que teve seu fim no mês seguinte, com a derrubada do ditador Zine El Abidini Ben Ali, que governou o país durante 24 anos. Após a Tunísia, os protestos ocorreram também no Egito e na Líbia, derrubando os ditadores Hosni Mubarak e Muammar Kadhafi, respectivamente.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Conflitos internos na África

Clique para saber mais a respeitos das causas dos conflitos internos na África!

Continente Africano

Continente africano, Onde está localizado o Continente africano, A área ocupada pelo Continente africano, Aspectos gerais do Continente africano, A diversidade cultural do Continente africano.

Distribuição da população africana

Distribuição da população africana, Os países mais populosos do continente africano, As áreas que concentram grande parte da população da África, As áreas mais despovoadas da África, A urbanização da África.

Diversidades regionais do continente africano

Clique e saiba mais sobre as diversidades regionais do continente africano!