Unidades de medida

Quando falamos em medir alguma propriedade do nosso sistema, queremos dizer que vamos comparar a nossa medida com um padrão previamente determinado, que se chama unidade de medida.

O resultado de uma medição é expresso por meio de um valor numérico multiplicado pela unidade de medida. Por exemplo, ao medir o comprimento de uma barra de ferro, podemos expressar o resultado da medida, ou seja, o comprimento, como 2 metros (medida em que o algarismo 2 representa quantas vezes a barra de ferro é maior do que o padrão de medida, que é o metro).

Antes de realizarmos uma medida, é necessário conhecer ou definir qual é a unidade da qual faremos uso. Em princípio podemos fazer uso de qualquer coisa como unidade: poderíamos ter escolhido como unidade de medida para comprimento o tamanho de um grão de arroz ou a altura de uma pessoa. Entretanto, essas unidades não são iguais em todos os lugares da Terra, ou seja, não são universais.

Adotando esse tipo de unidade, não poderíamos saber se uma barra de ferro com tamanho de 400 “grãos de arroz brasileiro” seria do mesmo tamanho que uma barra com tamanho de 400 “grãos de arroz chinês”. Sabemos que é impossível comparar medidas feitas em lugares diferentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Imagine como seria o comércio com um sistema de unidades desse tipo. A fim de evitar problemas como os do exemplo anterior, pela primeira vez, no ano de 1889, realizou-se a Conferência Internacional de Pesos e Medidas para definir padrões para as unidades de medida.

Tabela das unidades fundamentais do sistema internacional de unidades

No ano de 1971, essa conferência chegou à conclusão de que era necessário adotar as unidades fundamentais, mostradas na tabela da figura acima, como unidades básicas de medida. Após essa conferência, o sistema de unidades adotado passou a ser conhecido como Sistema Internacional de Unidades, ou SI. Podemos dizer que a maioria das nações do mundo faz uso desse sistema padrão de unidades.

A definição das unidades fundamentais e de seu padrão de medidas torna possível fazer comparações entre experimentos feitos em países diferentes, além de facilitar o comércio entre as diferentes nações do mundo.

A figura acima nos mostra a diversidade de objetos que determinam as medidas de comprimento, massa, tempo, volume, etc

A figura acima nos mostra a diversidade de objetos que determinam as medidas de comprimento, massa, tempo, volume, etc

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Cálculos envolvendo unidades de medida

Veja aqui como resolver corretamente cálculos envolvendo unidades de medida de uma grandeza física.

Sensor de velocidade

Sensor de velocidade, Princípios físicos do sensor de velocidade, A física do sensor de velocidade, Funcionamento do sensor de velocidade.

Sistema Internacional de Unidades (SI)

Entenda o que é o Sistema Internacional de Unidades (SI). É só clicar aqui!

Como passar m/s para km/h?

Aprenda agora mesmo a passar uma unidade de medida em m/s para km/h!

Cálculo ebulioscópico

Conheça as fórmulas e os possíveis dados que podem ser encontrados por intermédio de um cálculo ebulioscópico.

Conceitos básicos de movimento

Clique para ficar por dentro dos conceitos fundamentais ligados ao estudo do movimento.

Dicas para resolver exercícios de cinemática

Que tal receber algumas dicas sobre como resolver exercícios de cinemática? Acesse o artigo e confira estratégias que podem lhe ajudar na hora de fazer exercícios sobre movimento uniforme e movimento uniformemente variado que envolvam os cálculos de posição final e inicial, velocidade e aceleração.

Notação Científica

A notação científica é a maneira usada para reduzir números muito grandes ou muito pequenos utilizando a potência de dez.

Conceitos básicos de cinemática

A cinemática estuda o movimento sem levar em conta o que o provocou.