Materiais condutores e isolantes

Fio condutor de eletricidade encapado por um material isolante.
Fio condutor de eletricidade encapado por um material isolante.

Foi graças às observações de Tales de Mileto que se iniciaram os estudos sobre eletricidade. Inicialmente, ele percebeu que atritando o âmbar à lã ou à pele de animal, esse material atraía pequenos objetos. Com o passar do tempo, pôde-se fazer bom uso da eletricidade em nosso favor, pois graças a ela podemos aquecer a água no chuveiro e tomar um banho quente, ou acender uma lâmpada para iluminar as casas, ruas, etc.

Os materiais que conduzem a energia, ou melhor, que permitem a passagem de cargas elétricas com facilidade, são chamados de condutores. Nos materiais condutores, os elétrons da última camada, também chamados de elétrons livres, estão fracamente ligados ao núcleo; dessa forma, podem ser arrancados facilmente dele. O ferro é um bom exemplo de um material condutor: ele possui apenas dois elétrons na última camada, que podem ser arrancados com facilidade do núcleo, por isso dizemos que ele é um bom condutor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os materiais condutores são bastante utilizados no dia a dia, por exemplo: fios de eletricidade nos postes de luz, fios de energia das nossas casas, nas indústrias de eletroeletrônicos, etc.

Já os materiais que não conduzem eletricidade (não há movimento das cargas elétricas) são chamados de isolantes, ou seja, quando aplicamos uma diferença de potencial, não há movimento dos elétrons livres. Nesse caso, os elétrons da última camada, chamados elétrons livres, estão fortemente ligados ao núcleo. Os materiais isolantes também são bastante utilizados, por exemplo, para encapar os fios de eletricidade.

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Corrente elétrica

Descubra o que é a corrente elétrica. Veja também como ela funciona, como calculá-la e como ela é utilizada no dia a dia.

Equações da Eletricidade

Clique aqui e conheça as principais equações da Eletricidade, ramo da Física que estuda fenômenos de natureza elétrica.

Material dielétrico

Veja aqui o que é um material dielétrico e suas principais propriedades.

Rigidez dielétrica

Clique aqui e saiba mais sobre a rigidez dielétrica, tensão máxima que pode ser aplicada a um isolante elétrico sem que ocorra centelhamento.

Semicondutores

Conheça os semicondutores, a base da eletrônica moderna.