Função horária da velocidade

Se observarmos os mais diversos meios de transporte, veremos que eles se movem com velocidades escalares e acelerações escalares que variam. Se a aceleração escalar de um móvel varia com o tempo, o movimento pode ser um pouco mais complexo de ser analisado.

A função horária da velocidade de um móvel em movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) é a expressão matemática que fornece a velocidade v do móvel em qualquer instante t. Para obter essa função, consideremos um móvel que se desloca, ao longo de uma trajetória, com aceleração escalar constante.

No instante t0 = 0, a velocidade escalar do móvel é v0; e no instante final do tempo de estudo, t, a sua velocidade é v. A figura acima representa esquematicamente a situação, fixando um sistema de referência orientado.

Assim, podemos escrever, com base na definição de aceleração escalar média:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como a aceleração escalar instantânea é igual à aceleração escalar média (am = a) e tomando o instante em que o cronômetro foi acionado como t0 = 0, temos:

Essa função estabelece como varia a velocidade escalar de um móvel no decorrer do tempo no Movimento Uniformemente Variado, sendo que v0 e a são constantes e cada valor de t corresponde a v.

A equação acima é denominada função horária da velocidade do movimento retilíneo uniformemente variado.

Sistema de referência para a função horária da velocidade do móvel em MRUV

Sistema de referência para a função horária da velocidade do móvel em MRUV

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Como passar m/s para km/h?

Aprenda agora mesmo a passar uma unidade de medida em m/s para km/h!

Cálculo do deslocamento a partir do gráfico da velocidade

Veja aqui a maneira correta de determinar o cálculo do deslocamento escalar de um móvel tomando como base o gráfico da velocidade em função do tempo.

Equação horária e sua derivada

Veja aqui como determinar a equação horária da velocidade fazendo a derivada da equação horária dos espaços de um móvel.