Física e Matemática

Os conhecimentos matemáticos são necessários para se compreender a Física

Sabemos que a física é o estudo dos fenômenos naturais e para maior compreensão deles é preciso aplicar os conhecimentos matemáticos ou até mesmo utilizar de recursos oferecidos somente pela matemática.

Quando um professor de fisica está ministrando uma aula sobre velocidade média, ele deverá ter uma longa explicação sobre o que é a velocidade média, a diferença entre a média e a instantânea. Quais são as outras grandezas que estão relacionadas com a velocidade (tempo e espaço percorrido), explicar que para o cálculo de uma velocidade média de um corpo qualquer é preciso saber a razão da variação do espaço percorrido por esse corpo pelo tempo gasto para percorrer esse espaço.

E toda a explicação do professor poderá ser resumida pela seguinte fórmula:

Vm = varição do espaço / variação do tempo

Que diz: a variação do espaço é diretamente proporcional a variação do tempo.

A utilização de fórmulas para resumir teorias na física é uma dos recursos que a matemática oferece para melhor compreensão de inúmeros fenômenos físicos. Agora a compreensão, a interpretação de cada fórmula matemática aplicada na física irá depender do estudo da teoria. O estudo da física utilizando recursos matemáticos é um conjunto que não é possível o estudo sozinho, ou seja, para a compreensão de uma fórmula é preciso do entendimento físico e vice versa.

Por: Danielle de Miranda