Equação de Torricelli

Muitas vezes resolvemos problemas do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado usando a função horária dos espaços e da velocidade. Assim, é interessante que conheçamos uma equação que relaciona diretamente a velocidade v ao espaço s, obtida inicialmente por Torricelli (1608-1647), por volta de 1644.

Evangelista Torricelli nasceu no ano de 1608, em uma cidade italiana chamada Faenza. Ele estudou matemática em Roma, foi aluno de Benedito Castelli, um discípulo de Galileu Galilei. No ano de 1641, Torricelli mudou-se para Florença a fim de se tornar assistente de Galileu, a quem substituiu como matemático oficial do grão-duque Ferdinando II da Toscana.

Foram muitas as contribuições deixadas por Torricelli, entre elas podemos citar uma onde realizou uma experiência que tinha por finalidade determinar o valor da pressão atmosférica ao nível do mar.

Para que consigamos chegar à mesma equação elaborada por Torricelli, devemos eliminar a variável t entre a equação horária dos espaços e a função horária da velocidade, para isso basta isolar a variável t na função horária da velocidade e substituir esse valor na função horária dos espaços. Vejamos então:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com relação à equação horária da velocidade,V=V0+a.t, isolamos a variável t, assim temos:

Após isolar a variável tempo na equação horária da velocidade, basta substituir essa variável na equação horária dos espaços, veja:

Dessa forma, temos:

V2=V02+2.a.?S

A equação acima é conhecida como equação de Torricelli, que poderá nos ajudar muito na resolução de problemas.

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Evangelista Torricelli elaborou a equação que ficou conhecida como equação de Torricelli

Evangelista Torricelli elaborou a equação que ficou conhecida como equação de Torricelli

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Como funcionam os freios ABS?

Clique aqui para descobrir como funcionam os freios ABS, tipos de freio obrigatórios em todos os carros fabricados no Brasil a partir de 2014.

Equações de Física no Enem

Que tal recapitular algumas das mais importantes equações de Física que podem ser usadas na prova do Enem? A Física faz parte da prova das Ciências da Natureza do Enem. Para resolver as questões com tranquilidade, é necessário conhecer conceitos e fórmulas básicas de conteúdos como Mecânica, Eletromagnetismo e Termodinâmica.