Antimatéria

Antimatéria é toda partícula que apresenta características opostas às da matéria, ou seja, apresenta propriedades contrárias.

É de nosso conhecimento que a natureza é constituída por partículas elementares que constituem a matéria, são elas: prótons, elétrons e nêutrons.

Chamamos de antimatéria toda partícula que apresenta característica oposta às da matéria, ou seja, apresenta propriedades contrárias. Nos laboratórios que possuem aceleradores de partículas é possível criar a antimatéria. Para que ela se forme é necessário que algumas partículas se colidam.

Sendo assim, podemos dizer que a antimatéria apresenta a mesma massa, porém apresenta carga elétrica com sinal contrário. Veja:

Matéria                Carga               Antimatéria               Carga
Próton                   (+ e)                 Antipróton                   (-e)
Nêutron                  (0)                 Antinêutron                   (0)
Elétron                    (- e)                  Pósitron                     (+ e)

Para cada partícula da matéria existe uma partícula correspondente de antimatéria. O encontro de duas partículas, uma de matéria e outra idêntica a ela, porém constituída de antimatéria, promove uma desintegração, o que resulta inicialmente em energia e, posteriormente, em novas partículas. É o que ocorre, por exemplo, em um encontro de um próton com um antipróton.

Em 1995, o físico alemão Walter Oelert juntou um antipróton com um antielétron e conseguiu o primeiro antiátomo, ou seja, um anti-hidrogênio. O intervalo de tempo de duração dessa partícula é muito pequeno, ou seja, ela rapidamente se desintegra ao encontrar a matéria. Acredita-se que o universo seja constituído de 50% de matéria e 50% de antimatéria.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Quando duas partículas se colidem, há a formação de matéria e antimatéria.

Quando duas partículas se colidem, há a formação de matéria e antimatéria.

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Física de partículas

Conheça a fascinante física de partículas, um estudo sobre as partículas elementares.