Bolsas remanescentes do ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo Federal, oferece bolsas de estudos integrais (100%) e parciais (50%) a estudantes de baixa renda em faculdades particulares. Isso todo mundo já sabe, não é mesmo?

Mas muita gente tem dúvida sobre as vagas remanescentes do ProUni. Como elas funcionam, quem pode participar, como fazer a inscrição etc. O Prepara Enem vai te explicar tudo. Vamos lá!

O que são as bolsas remanescentes do ProUni?

As bolsas remanescentes do ProUni são aquelas que não foram ocupadas no último processo seletivo regular e que estão disponíveis para ocupação por candidatos que não foram selecionados no último processo seletivo regular do Programa.

Quem pode participar?

Podem concorrer as bolsas remanescentes do ProUni estudantes matriculados ou não na faculdade, que fizeram o Enem a partir de 2010, com média igual ou maior que 450 pontos e nota acima de zero na redação, e que atendam pelo menos um dos requisitos abaixo:

  • Ter estudado todo o Ensino Médio em escola pública;
  • Ter estudado todo o Ensino Médio em colégio particular na condição de bolsista integral;
  • Ter feito parte do Ensino Médio em escola pública e a outra parte em colégio particular, desde que de forma gratuita;
  • Ter alguma deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente.

O ProUni regular exige a participação no último Enem, mas para as vagas remanescentes valem as edições a partir de 2010.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. 

Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Leia também: tire suas dúvidas sobre o ProUni

Como se inscrever

As inscrições para as bolsas remanescentes são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, pela página do ProUni. Geralmente, são abertas cerca de 50 dias depois do processo seletivo regular. Veja a ordem:

  1. Inscrições para o ProUni regular
  2. Inscrições para a lista de espera do ProUni
  3. Inscrições para as bolsas remanescentes do ProUni

O candidato deve estar cadastrado na plataforma gov.br, que pode ser acessada através do endereço https://contas.acesso.gov.br/

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Professores da rede pública de ensino podem se inscrever para bolsas nos cursos com grau de licenciatura, independentemente de ter participado do Enem. Para isso, basta informar que é professor para prosseguir com o seu cadastro.

Não havendo bolsa disponível no curso em que já está matriculado, o candidato poderá se inscrever a uma bolsa remanescente em curso de área afim da própria instituição para posterior transferência para o curso em que se encontra matriculado.

Cursos e faculdades participantes

As instituições de ensino e os seus respectivos cursos com bolsas remanescentes do ProUni podem ser visualizadas através de pesquisas por meio do acesso ao sistema de inscrições. 

As bolsas remanescentes disponíveis para inscrição podem variar de um dia para o outro. Isso se deve por haver situações como aprovação, reprovação ou desistência de estudantes.

Como conseguir a bolsa

A seleção dos inscritos nas bolsas remanescentes do ProUni é feita por ordem de inscrição. Após fazer a inscrição, o candidato deve comparecer a instituição de ensino em até dois dias úteis do cadastro para comprovar as informações prestadas, assim como acontece nas chamadas regulares. 

Os candidatos devem ficar atentos às datas, horários e demais procedimentos estabelecidos pelas instituições para a verificação das informações. A partir da data da emissão do Termo de Concessão de Bolsa, o estudante passa a ser bolsista do Prouni e a mensalidade coberta pela bolsa de estudo.

Se no momento da matrícula, o curso tiver mais de 25% do período letivo realizado, a instituição garantirá seu ingresso na abertura do próximo semestre mediante a emissão de Termo de Concessão de Bolsa e suspensão até o período letivo seguinte.

A bolsa para os estudantes matriculados não é retroativa, ou seja, ela passa a valer a partir do momento que a faculdade emite o Termo de Concessão de Bolsa Remanescente.

Por: Érica Caetano

Artigos relacionados

ProUni

Conheça o ProUni, programa de bolsas de estudos em cursos superiores que usa as notas do Enem; veja como participar e tire suas dúvidas.

Tire suas dúvidas sobre o ProUni

Tire suas dúvidas sobre o ProUni. Programa Universidade Para Todos concede bolsas de estudos em cursos superiores com a nota do Enem.