Tricomas

Tricomas são estruturas epidérmicas que atuam garantindo proteção ao vegetal. Os tricomas podem ser classificados em glandulares, tectores e mistos.

Tricomas atuam de diferentes formas no vegetal, protegendo-o contra herbivoria (relação ecológica em que um ser vivo alimenta-se de um vegetal)
Tricomas atuam de diferentes formas no vegetal, protegendo-o contra herbivoria (relação ecológica em que um ser vivo alimenta-se de um vegetal)

Tricomas são estruturas epidérmicas muito importantes encontradas em algumas espécies vegetais e estão relacionadas, dentre outras funções, com a defesa das plantas. Os tricomas, que são semelhantes a pelos, apresentam diferentes formas e funções, o que os leva a serem classificados de diversas maneiras.

Leia também: Epiderme Vegetal

Tópicos deste artigo


Classificação e função dos tricomas

Os tricomas podem ser classificados de diferentes formas. Uma delas é sua classificação em tectores, glandulares e mistos.

  • Tricomas tectores ou não glandulares: Esses tricomas caracterizam-se por não produzirem substâncias químicas ou repelentes. Apesar de não produzirem essas substâncias, os tricomas tectores também ajudam na defesa do vegetal contra herbivoria, uma vez que dificultam a movimentação de pequenos predadores sobre a planta. Além disso, os tricomas, que geralmente formam uma considerável cobertura sobre o vegetal, atuam como uma barreira contra outros agentes externos, como radiação solar e calor.

    Temos ainda os pelos radiculares ou tricomas radiculares, que atuam na absorção de água e nutrientes. Muitos autores, no entanto, preferem descrever esse como um tipo separado de tricoma.

  • Os tricomas tectores podem ser classificados em simples ou multicelulares. Os simples são formados por uma célula e podem ser diferenciados pelo formato e tamanho, por exemplo. Já os multicelulares são formados por mais células e podem ser classificados em ramificados ou não, e os ramificados podem adquirir diferentes formas.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Tricomas glandulares: Esses tricomas destacam-se por apresentarem a capacidade de produzir secreções. Anatomicamente, podemos diferenciá-los dos tectores pela presença de uma cabeça secretora uni ou multicelular (veja figura abaixo).

A porção dilatada no ápice do tricoma representa sua cabeça
A porção dilatada no ápice do tricoma representa sua cabeça

As secreções produzidas pelos tricomas glandulares são variadas, tais como óleos, resinas e sucos digestivos. Nas plantas carnívoras, por exemplo, encontramos tricomas capazes de secretar substâncias que garantem a captura de presas e substâncias que garantem a digestão. Existem ainda espécies vegetais que apresentam tricomas com substâncias que causam irritação e, consequentemente, afastam predadores, que é o caso da urtiga.

  • Tricomas mistos: Os tricomas mistos são aqueles que apresentam uma porção tectora e uma porção glandular, atuando, dessa forma, como defesa química e mecânica.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Anatomia das folhas vegetais

Conheça mais sobre as folhas, órgãos tão importantes para os vegetais.

Epiderme vegetal

Conheça as principais características da epiderme vegetal, um tecido vegetal relacionado com diversas funções da planta.

Herbivoria

Compreenda o que é herbivoria e como as plantas conseguem defender-se de ataques de alguns animais.

Tipos de folhas e suas adaptações

Clique aqui e conheça mais sobre os tipos de folhas e suas adaptações.