Tato

Corpúsculos responsáveis por detectar estímulos
Corpúsculos responsáveis por detectar estímulos

Ao contrário dos outros sentidos, o sentido do tato não se encontra em uma região específica do nosso corpo. Em toda a pele há mecanoceptores especializados em receber os estímulos de mudança de pressão e de temperatura, toque e dor.

Em regiões do corpo onde não há pelos, como as pontas dos dedos, palma das mãos, lábios e mamilos, podemos encontrar corpúsculos de Meissner e discos de Merkel. Os corpúsculos de Meissner identificam movimentos de objetos leves e vibrações de alta frequência, e os discos de Merkel identificam toques contínuos de objetos sob a pele.

Os corpúsculos de Paccini são encontrados nas regiões mais profundas da pele e são responsáveis por detectar vibrações, pressões fortes ou movimentos rápidos do tecido. Outra estrutura mecanoceptora responsável pelo tato são os corpúsculos de Ruffini. Essas estruturas são estimuladas quando a pele é distendida.

Nós possuímos, em todas as partes de nosso corpo, terminações livres na pele e na base de nossos pelos. É por meio dessas terminações que temos a sensação de quente ou frio e também a sensação de dor. Em nossa pele há também termoceptores. Quando o ambiente está frio, os receptores para o frio emitem impulsos para o cérebro, fazendo-nos sentir frio, enquanto que, quando o ambiente está quente, os receptores para o calor também emitem impulsos para o cérebro, e nosso corpo tem a sensação de calor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Estímulos mecânicos, térmicos ou químicos são sentidos em razão dos receptores da dor, que são terminações nervosas livres que se encontram na epiderme. Os anestésicos de uso local atuam diretamente nos receptores de dor, e outros tipos de medicamentos para dor atuam inibindo a produção de substâncias que causam dores e inflamações em várias regiões do corpo.


Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Paula Louredo Moraes

Artigos relacionados

Audição, um dos órgãos dos sentidos

A orelha é o órgão responsável pela audição.

O nosso paladar

Como conseguimos sentir os mais variados sabores com o nosso paladar?

Sistema sensorial

Entenda o que é o sistema sensorial e amplie seus conhecimentos sobre os cinco sentidos humanos.