O nosso paladar

Quando sentimos um cheiro de algo que nos agrada imaginamos o sabor que aquilo tem. Isso porque olfato e paladar são órgãos dos sentidos que trabalham juntos. Um completa o outro. Não podemos nos esquecer de que o tato também influencia no paladar, pois através dele conseguimos sentir a consistência dos alimentos.

Em nossa língua há botões gustativos concentrados em regiões formando as papilas gustativas, que podem se apresentar de quatro formas: circunvaladas, fungiformes, foliáceas e filiformes.

As papilas filiformes não são capazes de detectar sabores, sua função é apenas sentir a consistência dos alimentos. As outras três papilas possuem os botões gustativos com quimiorreceptores. Esses quimiorreceptores reagem a vários tipos de substâncias químicas. E no meio das células gustativas há vários neurônios sensoriais capazes de detectar os mais diversos sabores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Há até certo tempo, acreditava-se que a capacidade de sentir sabores era restrita a determinadas regiões da língua. Hoje já se sabe que somos capazes de sentir os sabores em toda a região lingual.

Papilas gustativas e regiões onde são sentidos os sabores
Papilas gustativas e regiões onde são sentidos os sabores

 


Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Paladar

Paladar

Por: Paula Louredo Moraes

Artigos relacionados

Sistema digestório

Clique aqui e fique sabendo como funciona o sistema digestório e suas características.

Sistema sensorial

Entenda o que é o sistema sensorial e amplie seus conhecimentos sobre os cinco sentidos humanos.

Tato

Tato é o órgão do sentido responsável pela sensação de frio ou calor.