Cadeia respiratória

A cadeia respiratória é a terceira etapa da respiração celular
A cadeia respiratória é a terceira etapa da respiração celular

Também chamada de fosforilação oxidativa, a cadeia respiratória é a terceira etapa da respiração celular ou aeróbica, e ocorre na membrana interna da mitocôndria. Nessa etapa, os elétrons obtidos na quebra do átomo de hidrogênio são transportados através do NADH e FADH2 até o oxigênio. Há várias substâncias transportadoras de elétrons na membrana interna da mitocôndria, como proteínas que recebem elétrons do NADH, compostos orgânicos e proteínas que possuem ferro ou cobre em sua composição. Elas formam verdadeiros complexos chamados de cadeias transportadoras de elétrons, por se encontrarem enfileiradas na membrana interna da mitocôndria.

À medida que vão sendo transferidos pela cadeia respiratória, os elétrons perdem energia e, no final da cadeia, conseguem se combinar com o gás oxigênio, formando água. É importante lembrar que, na respiração celular, o gás oxigênio só participa da última etapa, mas, embora não esteja envolvido em nenhuma etapa do ciclo de Krebs, se houver ausência desse gás no ciclo, ele será interrompido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A energia liberada pelos elétrons através da quebra da glicose durante a cadeia respiratória pode formar em torno de 26 moléculas de ATP. Se pegarmos essas 26 moléculas e somarmos com as duas moléculas de ATP produzidas na glicólise e as duas do ciclo de Krebs, alcançaremos um total de 30 moléculas de ATP para uma molécula de glicose. Essa taxa de ATP produzida é menor porque muitos hidrogênios se perdem durante a cadeia respiratória, sendo que apenas 40% da energia proveniente da glicose é armazenada no ATP, enquanto o restante é perdido na forma de calor.

Por: Paula Louredo Moraes

Artigos relacionados

Ciclo de Krebs

Saiba mais sobre o que é o ciclo de Krebs e o que ocorre durante esse ciclo.

Fermentação

Fermentação, Substâncias orgânicas, Liberação de energia, Oxigênio, Síntese anaeróbia, Fungo, Bactérias, Protozoários, Álcool etílico, Ácido lático, Lactobacilos, Sacchomyces cerevisiae, Levedura, Contração muscular, Piruvato, Fadiga muscular.

Glicólise

Clique aqui e saiba o que ocorre na glicólise, uma das etapas da respiração celular.

Mitocôndria

Saiba mais sobre a mitocôndria, organela que fornece energia para as células realizarem suas atividades metabólicas.

Respiração celular

Compreenda o que é a respiração celular, processo em que a célula produz energia a partir da glicose e na presença de oxigênio, e conheça suas principais etapas!