Baço

O baço é um órgão do sistema linfático e ajuda na proteção do corpo humano.

Esquema mostra localização do baço no corpo humano.
Localização média do baço humano.

O baço é um órgão do sistema linfático. Esse órgão é pequeno, pesa cerca de 150 gramas e possui um formato oval. O baço é um órgão muito sensível e se localiza próximo ao estômago, acima do intestino grosso. Apesar de o baço ser um órgão muito importante, sua função não é vital à vida humana.

Leia também: Órgãos e sistemas do corpo humano

Resumo sobre o baço

  • O baço é o maior órgão linfático, apesar de ter o tamanho semelhante a uma mão fechada em punho.
  • Entre as funções do baço podemos citar a produção de linfócitos e a destruição de células danificadas ou velhas.
  • O baço se localiza na região entre a 9ª e a 11ª costela do lado esquerdo.
  • Algumas doenças, como tumores, doenças infiltrativas e do fígado, podem causar dores no baço.
  • Não fumar, não beber, gerenciar o estresse e manter uma rotina tranquila são atitudes que podem deixar o baço mais saudável.
  • Para remover o baço é feita uma intervenção cirúrgica chamada esplenectomia.

Funções do baço

Apesar de ser um órgão pequeno, o baço possui funções específicas e necessárias para que o organismo humano funcione perfeitamente. Apesar de ainda existirem algumas dúvidas e pesquisas sobre as funções do baço, atualmente podemos elencar cinco delas. Veja a seguir.

  • Produção de linfócitos: os linfócitos são células que atuam no sistema imune, e o baço é um dos responsáveis pela sua produção.
  • Produção de glóbulos vermelhos: tanto a medula óssea quanto o baço podem produzir os glóbulos vermelhos.
  • Armazenamento sanguíneo: caso ocorra uma hemorragia no organismo, o baço é um órgão que pode ajudar, pois ele consegue acumular cerca de 250 ml de sangue.
  • Destruição de células danificadas ou velhas: a ação de filtração do baço ajuda no processo de eliminar as células que estão velhas ou danificadas, dessa forma abre-se espaço para células sadias no organismo.
  • Remoção de agentes externos: alguns agentes externos podem ser patogênicos. A filtração do sangue feita pelo baço funciona como um controle de qualidade, removendo alguns vírus ou bactérias que possam causar dano ao organismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Anatomia do baço

O baço é o maior órgão que faz parte do sistema linfático, e a sua anatomia é semelhante a um punho fechado. A cor do baço vai depender da quantidade de sangue que se encontra presente nele, mas de uma forma geral é uma cor púrpura. O hilo é uma parte do baço, ele é uma fissura desse órgão que é localizada em sua borda interna.

Anatomia simples de um baço humano.
Anatomia simples de um baço humano.

Qual a localização do baço?

O baço se localiza na parte superior esquerda da região do abdome, na região entre a 9ª e a 11ª costela do lado esquerdo. Quando comparado com outros órgãos, ele fica localizado logo abaixo do diafragma.

Leia também: Apêndice — anatomia e funções dessa estrutura do corpo humano

Podemos viver sem o baço?

Há sempre um questionamento sobre a possibilidade de um ser humano viver normalmente com a ausência de algum órgão. No caso do baço, sim, é possível que uma pessoa possa viver sem ele.

Apesar de ser possível ter uma vida normal, o indivíduo sem o baço deverá ter alguns cuidados com a sua saúde. Isso porque o baço faz parte do sistema linfático e auxilia na defesa do corpo. Nesse caso, o indivíduo sem esse órgão fica mais vulnerável a doenças, sendo necessário estar com todas as vacinas em dia e buscar manter uma vida mais saudável. Bactérias do tipo Streptococcus pneumoniae, Neisseria meningitidis e Haemophilus influenzae são as que mais causam infecções em pessoas sem o baço.

Quais são as causas das dores no baço?

Em geral, o baço é um órgão que só causa dor pelo aumento de seu tamanho ou devido a alguma lesão. Vamos ver com detalhes cinco causas de dores no baço.

  • Aumento ou alteração nas funções do baço: algumas condições de saúde podem causar aumento ou alterações nas funções do baço como: artrite reumatoide, talassemia, alguns tipos de anemias, lúpus, entre outras. Algumas infecções ou efeitos colaterais causados pela ingestão de medicamentos também podem prejudicar o baço.
  • Problemas provenientes do fígado: o fígado é um órgão de extrema importância para o nosso organismo, e quando ele passa por problemas como a cirrose, o baço pode aumentar. Além do aumento, dores no lado esquerdo do abdômen podem ocorrer.
  • Câncer e doenças que provocam infiltração: alguns tipos de câncer, como linfoma, ou câncer metastático, ou doenças que provocam infiltração, como a leucemia, podem envolver o baço em sua sintomatologia e causar dor.
  • Traumatismos ou lesões: caso ocorra algum golpe, trauma ou lesão na região abdominal, pode haver dores no baço. É comum ocorrer esse tipo de situação em acidentes, quedas ou outras formas de lesões, por exemplo, causadas pela prática de esportes radicais.
Pessoa com mãos sobre a região em que está o baço, indicando dor.
Dores na região do baço devem ser investigadas para que a sua origem seja descoberta.

Como manter o baço saudável?

Para que o seu baço continue saudável é necessário que algumas atitudes sejam tomadas. É importante lembrar que a lista a seguir serve para que outros órgãos se mantenham saudáveis.

  • Mantenha uma dieta equilibrada: uma alimentação natural e balanceada fornece ao seu organismo os nutrientes necessários para que as funções do organismo sejam mantidas. Também é importante evitar alimentos processados, ricos em gordura saturada e açúcares refinados.
  • Realize exercícios físicos regularmente: manter uma rotina de exercícios físicos ajuda a melhorar a circulação sanguínea e promove a saúde geral do corpo.
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas: consumir bebidas alcoólicas regularmente pode causar efeitos prejudiciais sobre a saúde do baço e do sistema imunológico. Nesse caso, o consumo deve ser evitado ou, no máximo, se deve beber apenas esporadicamente.
  • Busque diminuir o estresse: o estresse crônico é um dos sintomas que pode prejudicar a saúde como um todo, interferindo no sistema imunológico. Buscar ter uma rotina mais tranquila é uma opção para gerenciar o estresse.

Curiosidades sobre o baço

  • Chama-se esplenectomia a cirurgia para a remoção do baço.
  • O baço pode ser retirado por pessoas saudáveis que sofreram uma lesão no órgão ou que possuem alguma doença relacionada a ele.
  • O peso do baço é cerca de 150 gramas.
  • Baço acessório é o nome dado à condição rara em que algumas pessoas nascem com dois desse órgão.

Fontes:

GUYTON, Arthur C.; HALL, John E. Tratado de fisiologia médica. 13º ed. Rio De Janeiro: Editora Elsevier Ltda, 2017.

HERLIHY, Bárbara; MAEBIUS, Nancy K. Anatomia e Fisiologia do Corpo Humano Saudável e Enfermo. 1ed. São Paulo: Manole, 2002.

Por: Lorena Aguiar da Silva

Artigos relacionados

Apêndice

Você sabe o que é apêndice? Clique aqui e conheça esse pequeno órgão, veja onde fica localizado no corpo e qual é a sua função. Saiba o que é apendicite.

Doação de órgãos

Aprenda mais sobre a doação de órgãos, conheça os diferentes tipos de doadores e compreenda a importância de realizar esse gesto de amor.

Linfa

Quer saber mais sobre a linfa? Clique aqui e entenda o que é e como esse líquido é formado. Veja também qual a sua relação com a formação de edemas.

Sistema imunitário

Aprenda como funciona o sistema imunitário e quais são os seus principais componentes e modo de atuação.

Sistemas do corpo humano

Veja quais são os sistemas do corpo humano. Compreenda como o corpo humano está organizado e funciona.