Solução-tampão

O sangue é uma solução-tampão que permance com o pH praticamente constante e igual a 7,4

Uma solução-tampão é aquela que é capaz de evitar que o pH e o pOH do meio sofra grandes variações. Essa mistura pode ser formada por um ácido fraco e um sal com o mesmo ânion do ácido ou por uma base fraca e um sal com o mesmo cátion da base.

Assim, se forem adicionadas pequenas quantidades de um ácido forte ou de uma base forte à solução-tampão, ocorrerão algumas reações que farão com que o seu pH e o pOH permaneçam praticamente inalterados.

Veja dois casos:

1º Exemplo: Solução-tampão formada por um ácido fraco e um sal com o mesmo ânion;

Considere uma solução-tampão formada por ácido acético (H3CCOOH) e o sal acetato de sódio (H3CCOONa), sendo que ambos possuem o ânion acetato (H3CCOO-). O acetato do sódio sofre uma grande dissociação na solução, enquanto o ácido acético sofre uma pequena ionização, pois ele é um ácido fraco:

Se for adicionado um ácido forte, os seus cátions H+ irão reagir com os ânions acetato (H3CCOO-), que estão em grande quantidade na solução pela dissociação do sal. Com isso, o equilíbrio da dissociação do sal irá se deslocar no sentido da formação de mais ânions acetato. Desse modo, o pH ficará praticamente inalterado.

O efeito tampão, no entanto, tem um limite, pois se for adicionado uma quantidade maior de ácido, ele irá reagir com todo o ânion acetato.

Agora considere que se adicionou nessa solução-tampão uma base forte. Nesse caso, os seus ânions OH- irão reagir com os cátions H3O+ da ionização do ácido acético, neutralizando-se e formando água (H­2O). Com a diminuição dos cátions H3O+ , a reação de ionização do ácido irá se deslocar para a direita, no sentido da formação de mais H3O+. Por isso, o pOH do meio não irá sofrer uma grande alteração.

Da mesma forma que no caso anterior, se for adicionada mais base forte na solução-tampão, em determinado tempo, todo o ácido será ionizado e o efeito tampão irá parar.

2º Exemplo: Solução-tampão formada por uma base fraca e um sal com o mesmo cátion.

Uma solução assim é a formada pela base hidróxido de amônio (NH4OH) e pelo sal cloreto de amônio (NH4C?), cujo cátion em comum é o amônio (NH4+). Nessa solução ocorre uma:

  • Dissociação da base:

NH4OH ↔ NH4++ OH-

  • Dissociação do sal:

NH4C? ↔ NH4+ + C?-

Se a essa solução for adicionado um ácido forte, os seus cátions H+ irão reagir com os ânions OH- da dissociação da base fraca. Com isso, haverá um deslocamento do equilíbrio da dissociação da base no sentido da formação de mais OH-, fazendo com que o pOH da solução-tampão permaneça praticamente inalterado.

Já no caso de se adicionar uma base forte, os seus ânions OH- irão reagir com os cátions amônio, que estão presentes em grande quantidade no meio pelas duas dissociações, principalmente a do sal, porque a base é fraca e se dissocia pouco. Desse modo, será formado mais NH4OH.

Isso significa que o aumento de íons OH- pela adição da base forte provoca um aumento de NH4OH, e a variação de pH será muito pequena.





Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Por que não procurar alusões prontas para sua redação?
10 anos da Guerra Civil Síria
Fórmulas de Física para arrasar nas provas
Denis Diderot
Todas as vídeo aulas

Versão completa