Ebulioscopia ou Ebuliometria

Ao se adicionar um soluto não volátil (como o sal), a um solvente (como a água), o seu ponto de ebulição se elevará

No dia a dia, essa propriedade coligativa é vista, por exemplo, ao se fazer café. Quando a água está para entrar em ebulição e adicionamos o açúcar, ela não ferve mais. É necessário que se aumente ainda mais a temperatura do sistema para que a solução entre em ebulição.

A energia necessária para que as moléculas passem do estado líquido para o de vapor é maior em uma solução do que em uma substância pura, já que a interação das partículas do solvente com as do soluto diminui a probabilidade de vaporização do solvente.

É por isso que a queimadura com calda de um doce é muito mais grave do que se fosse apenas água. Ao nível do mar, a água permanece no estado líquido apenas até 100°C, que é seu ponto de ebulição. Mas a calda não, ela terá um ponto de ebulição muito maior que 100°C e ficará no estado líquido por mais tempo.

Essa propriedade, como todas as outras propriedades coligativas, não depende da natureza da substância, mas apenas da quantidade de partículas do sistema.

Por exemplo, se tivermos dois frascos com a mesma quantidade de água e adicionarmos sal em um e a mesma quantidade de açúcar no outro, o valor do aumento do ponto de ebulição será igual para os dois, independentemente de ter-se adicionado sal ou açúcar.

Além disso, se adicionarmos mais sal ou mais açúcar, a temperatura de ebulição se elevará ainda mais. Assim, temos que:

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Área de tronco de pirâmide
Tecido Epitelial
O que é matéria?
Força normal
Todas as vídeo aulas

Versão completa