Determinação do pH e do pOH

Sorensen propôs, em 1909, o uso da escala de pH

O bioquímico dinamarquês Peter Lauritz Sorensen (1868-1939) trabalhava no laboratório Carlsberg, em Copenhague, na Dinamarca, estudando reações enzimáticas e controle de qualidade da cerveja (nos quais a concentração dos íons de hidrogênio tem papel fundamental). Porém, as concentrações tanto do hidrônio [H3O+(aq)] quanto do íon hidróxido [OH-(aq)], em soluções aquosas, aparecem em uma extensa faixa de números com expoentes negativos.

Isso pode ser visto em vários casos, como os mostrados abaixo:

Observe que todas as concentrações dos íons hidrônio e hidróxido são mostradas em notação exponencial, com valores muito pequenos. Para evitar trabalhar com esse tipo de notação e tornar mais fácil a comparação de certos valores relacionados a esses estudos, como os valores das constantes de ionizações de ácidos e base, Sorensen propôs a transformação desses valores em escala logarítmica, que seria a escala de pH.

O termo pH significa potencial (ou potência) hidrogeniônico, portanto, refere-se à concentração de [H+] ( ou H3O+) em uma solução.

O pH de uma solução é o cologarítimo decimal de base dez, conforme expresso abaixo:

colog [H+]  = - log [H+]
pH = - log [H+]
[H+] = 10-pH, em mol/L

O mesmo se aplica ao pOH (potencial hidroxiliônico), que se refere à concentração dos íons OH- na solução:

pOH = - log [OH-]
[OH-] = 10-pOH, em mol/L

Por exemplo, a água pura é uma solução que apresenta, a 25ºC, as concentrações de ambos os íons iguais a 1 . 10-7 mol/L. Assim, vejamos como calcular o pH e o pOH da água:

[H+] = [OH-] = 1 . 10-7 mol/L
pH = - log [10-7]                     pOH = - log [10-7-]
pH = - log [10-7]                     pOH = - log [10-7]
pH = - (-7)                             pOH = - (-7)
pH = 7                                  pOH = 7

Veja que ambos são iguais a 7, o que significa que a água é uma solução neutra. Em casos em que o pH é menor que o pOH, a solução é considerada ácida. Assim, o pH < 7 e o pOH >7. Já em soluções básicas, o pOH é maior que o pH: o pH > 7 e o pOH <7.

A soma do pH e do pOH dá 14 e a escala de pH é geralmente feita numa faixa numérica que vai de 0 a 14. Quanto menor o pH, mais ácida é a solução.





Videoaulas relacionadas:

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

21 de abril: Dia de Tiradentes
Anelídeos
Hidrocarbonetos | Funções Orgânicas
Força de atrito
Todas as vídeo aulas

Versão completa