Conceitos fundamentais de Química

Para que o estudo da Química seja eficaz, é necessário saber primeiro alguns conceitos que essa disciplina estuda

Quando se inicia o estudo de Química, logo surge o seguinte conceito:

“Química é a ciência que estuda a matéria, as suas transformações e a energia envolvida nesses processos.”

Porém, isso suscita algumas perguntas, como: “O que é a matéria?” ou “O que é a energia envolvida nesses processos de transformações?”.

Portanto, é necessário que esses e outros conceitos fundamentais para o estudo de Química sejam analisados. A seguir são explanados, de modo sucinto, os principais conceitos básicos para o estudo da matéria.

  • Matéria: o conceito de matéria não é tão fácil de definir quanto parece. Afinal de contas, se olharmos essa palavra em um dicionário, veremos que há vários significados para ela, de acordo com o contexto e com o que se está estudando.

Mas, basicamente, vários autores conceituados definem “matéria” da seguinte forma:

Assim, esse conceito nos ajuda a ver que o estudo de Química engloba todo o mundo material, inclusive nós mesmos, que somos constituídos de matéria. É também interessante ressaltar que o ar é matéria, pois por meio de experimentos já se comprovou que ele possui massa e ocupa um lugar no espaço.

  • Corpo: é uma amostra ou porção limitada da matéria.
  • Objeto: é um corpo que sofreu alterações e foi produzido para a utilização do ser humano.
  • Sistema: corpo submetido a uma observação.
  • Transformação da matéria: qualquer processo (ou conjunto de processos) pelo qual se modificam as propriedades de determinado material.  As transformações da matéria são também denominadas fenômenos, que podem ser físicos (não altera a estrutura ou a constituição da matéria) ou químicos (alteram a estrutura ou a constituição da matéria).
  • Energia: também é de difícil definição, pois não é algo material. Por exemplo, nós não vemos a energia elétrica passando por um fio, mas sabemos que ela passa e, por isso, não pegamos em um fio desencapado.

Com base nisso, podemos concluir que reconhecemos que a energia existe porque ela produz um efeito ou trabalho. Por isso, temos:

Outra característica da energia é que ela é interconversível em suas várias formas. Por exemplo, na energia eólica o equipamento transforma energia mecânica – a partir de uma fonte renovável, no caso, o vento – em energia elétrica.

Agora veja um exemplo para entender onde se encontra cada um desses conceitos. O exemplo que vamos considerar é o da madeira das árvores:

  1. Visto que ela ocupa um lugar no espaço, possuindo massa e volume, ela é uma matéria;
  2. Se um homem cortar essa madeira em toras, teremos um corpo;
  3. Se o homem fizer uma cadeira com essa madeira, será obtido um objeto;
  4. As toras de madeira que foram separadas e trabalhadas são o sistema;
  5. Ele realizou uma transformação da madeira em cadeira;
  6. Para cortar a madeira, o homem precisou de energia, que foi conseguida de duas formas: o alimento consumido por ele passou por reações químicas em seu metabolismo, transformando em energia o que ele consumiu, energia necessária para mantê-lo vivo e realizar atividade, como cortar a árvore. Ele pode ter usado também algum equipamento, como uma motosserra, que precisou de energia elétrica para funcionar;
  7. Além disso, a madeira é também combustível (queima), então ela possui energia potencial, só esperando as condições certas para ser desencadeada.

Isso nos mostra algo importante: na verdade não existe matéria sem energia. Ainda que não esteja manifestada de forma clara, como no caso da madeira, a energia ainda está presente. Até hoje não se conseguiu o feito de separá-las.




Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Matemática básica para mandar bem no Enem
Quem foi Martin Luther King Jr.?
Equilíbrio químico
Movimento circular uniformemente variado
Todas as vídeo aulas

Versão completa